Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental

Janine Niedermeyer
junho07/ 2016

Realizada anualmente desde 2006, a Administração Municipal de Venâncio Aires abriu oficialmente na segunda-feira, 6, mais uma edição da Semana Municipal do Meio Ambiente. Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o fato de que a preservação é uma questão comportamental, que depende da conscientização e iniciativa de cada um, a programação no município está voltada para a educação ambiental.

Durante a solenidade de abertura, na sala de reuniões da Prefeitura, dois projetos apoiados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram apresentados. O projeto Guardião Ambiental, iniciado no ano passado com cinco escolas, a partir de 2016 já conta com nove escolas envolvidas na fabricação de hortas escolares e composteiras. Já no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o projeto de oficina de reciclagem em parceria com a Associação Reviver tem fins ambientais e terapêuticos para o grupo de pacientes.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Mara da Silva, destacou a importância dos projetos e de refletir sobre o futuro do lugar onde vivemos. Ela disse acreditar no trabalho transformador das crianças e, por isso, reforçou o foco da programação na Educação Ambiental.

O prefeito Airton Artus, por sua vez, ressaltou as dificuldades de tratar o tema com as gerações mais antigas, lembrando que é através das novas gerações que estamos assistindo a mudanças de comportamento. Ele elogiou as ações do projeto Guardião Ambiental e destacou ainda a importância de se debater grandes temas ambientais, como a renovação das fontes de energia.

A Semana do Meio Ambiente segue com programação ao longo desta semana e encerra no próximo sábado, 11, com a 2ª Ecofeira, das 14h às 17h, na Travessa São Sebastião Mártir. Na oportunidade haverá recolhimento de eletroeletrônicos; espaço para tirar dúvidas sobre coleta de resíduos no município; aprendizagem de composteira em casa; doação de mudas de árvores nativas, adoção de animais, brinquedos infláveis e mateada. A programação tem apoio do SESC, CEMUC/Uninter e ONG Amigo Bicho.

Programação:

07/06 – 14h – Espetáculo na Camâra de Vereadores “Com água não se brinca”

08/06 – Recolhimento de materiais eletroeletrônicos nas capatazias do interior.

09/06 – Limpeza das margens do Arroio Castelhano e Acesso Grão Pará. Em parceria com a Maturidade Ativa do SESC, Guardiões Ambientais, Escoteiros, Lions Melvin Jones e comunidade em geral.

09/06 – Participação da Secretaria no evento Comunidade em Sintonia, da RVA, em Linha Terezinha.

10/06 – Palestras de Educação Ambiental na Câmara de Vereadores para alunos do SENAI e em diversas escolas da rede municipal.

11/06 – 2ª Ecofeira.

Foto: Trabalho de hortas nas escolas também faz parte das ações em prol do meio ambiente

Crédito: Daniela Ruppenthal/ AI PMVA

Janine Niedermeyer