Selecionado os desenhos finalistas da Semana da Pátria, para votação popular

Janine Niedermeyer
julho13/ 2016

Os integrantes da Comissão Organizadora da Semana da Pátria de Venâncio Aires estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 13, na Secretaria de Educação. O grupo escolheu os desenhos finalistas que irão para votação popular pela internet.

Foram selecionados dois trabalhos para cada uma das quatro categorias: Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somados, foram registrados 63 desenhos confeccionados, sendo 29 dos anos iniciais, 23 dos finais, 9 do EJA e 2 no Ensino Médio. Como no ensino média foram apenas 2, automaticamente ficaram como finalistas.

Conforme a secretária da Comissão, Andréia Cassuli, agora esses desenhos serão postos para escolha da comunidade no site da Prefeitura de Venâncio. O período de votação, porém, ainda não está estabelecido. Os mais votados irão formar o folder com a programação da Semana da Pátria.

Programação

Dentro da Semana da Pátria, entre 1º e 7 de setembro, algumas definições já existem, como os pontos de realização das horas cívicas. A cerimônia de abertura será na Travessa São Sebastião Mártir, na manhã do dia 1º. Para o dia 2, Brigada Militar, Colégio Gaspar e Prefeitura vão sediar momentos cívicos.

Nas datas de 3 e 4 de setembro, o fogo simbólico ficará na corporação dos Bombeiros do município, sob guarda dos profissionais. No dia 5 ocorre mais duas horas cívicas, sendo uma durante o dia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento e à noite na Câmara de Vereadores.

Na véspera do desfile de 7 de setembro, ocorre a programação do revezamento cívico rural, quando a chama do fogo será levada para educandários dos distritos e região de cada uma das localidades. Essa atividade envolverá diferentes equipes durante a manhã e tarde.

No mesmo dia 6 haverá hora cívica na Emei Passinho Seguro, junto ao ginásio da Escola Cidade Nova, reunindo as emeis de Venâncio. Para a chegada do fogo simbólico, em 19 de agosto, uma programação está sendo pensada, com a participação de atletas do município e carreata circulando por ruas centrais da cidade.

A recepção final deve se confirmar para a Travessa, já que a Praça Evangélica, que tem o monumento à bandeira, está em obras de reestruturação.

Finalistas
Anos Iniciais:
Arthur Correa Teixeira, do 5º ano do Colégio Oliveira Castilhos;
Camila da Silva, do 5º ano B do Colégio Gaspar Silveira Martins;

Anos Finais:
Lorete Roberta Dornelles, do 9º ano da Emef Odila Rosa Scherer;
Kathleen Tarreli Becker, do 9º ano do Colégio Oliveira Castilhos;

Ensino Médio:
Ellen Cristine Nottar, do 1º ano do Colégio Gaspar;
Laura Fernanda Pappen, do 1º ano do Colégio Gaspar;

EJA:
Lucas Manoel de Souza, da Emef José Duarte de Macedo;
Lorran de Almeida da Silva, da Emef Dois Irmãos.

Foto – Desenhos finalistas foram escolhidos por todos os integrantes da Comissão Organizadora.

Crédito – Maicon Nieland

Janine Niedermeyer