Seis áreas verdes de bairros já foram recuperadas em Venâncio

Olá Jornal
junho24/ 2020

O momento requer atenção, cuidados e distanciamentos sociais. Mas nem por isso as obras que visam garantir melhor qualidade de vida dos moradores de bairros e loteamentos de Venâncio Aires precisam parar. A Administração Municipal tem realizado ações junto às comunidades que buscam promover, através de projetos de inclusão social, a revitalização de áreas em desuso transformando-as em espaços de convívio social e lazer. Ao todo, seis áreas já foram recuperadas, dentro do Programa ‘Venâncio é Minha é de Todos’: nos Bairros Battisti, Santa Tecla, Cidade Nova e Dietrich e nos Loteamentos Tirelli e Algayer.

Nesta terça-feira, 23, o Prefeito Giovane Wickert visitou três locais onde as obras foram concluídas e outras duas onde as melhorias serão iniciadas. A primeira área vistoriada foi o Loteamento Primavera/Tabalar onde mais uma área foi revitalizada recentemente. De forma integrada, Administração e comunidade, trabalharam juntas em diversas frentes executando melhorias através de mutirões de trabalho. Foram realizadas limpezas e roçadas, reparos na iluminação, instalação de brinquedos na pracinha infantil e reformas de outros que já haviam no local. Foi executado também a ornamentação e plantio de árvores frutíferas, bem como, a construção de um pergolado com estrutura em paletes e, pela área, foram distribuídos bancos. Na quadra ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), que recentemente passou por reformas e pintura, foi adaptada uma quadra de basquete junto à academia ao ar livre, instalada em 2017, que também passou por manutenções e pinturas. Para o futuro estão previstos novos projetos e a renovação de um segundo espaço no bairro, onde será construído um campo de futebol society com instalação de alambrado.

Em recuperação

O segundo ponto visitado foi no Loteamento Scienza, onde as obras para a revitalização de mais uma área verde iniciam nesta quinta-feira, 24. No local está previsto um serviço de limpeza, terraplanagem e a instalação de uma pracinha, conforme indicação dos moradores. O terceiro e último local visitado foi no espaço ao lado da Escola José Duarte de Macedo, uma área com academia ao ar livre e que será reestruturada no Bairro Macedo, após definições em reunião com a comunidade que definiu as principais demandas para o espaço. A Prefeitura já realizou uma drenagem no terreno, terraplanagem, construiu e melhorou o calçamento e colocou uma boca de lobo/ bueiro, além de realizar limpezas no local. Nas próximas semanas será instalada uma pracinha e na sequência, construída uma cancha de areia para prática de futebol e vôlei, além de uma área de convivência com bancos, floreiras e arborização.

A participação direta dos moradores é fundamental para o sucesso do programa. Sempre de forma integrada com a comunidade e a Administração Municipal buscam atender as demandas sugeridas pelos próprios moradores, que além de indicar, participam das ações de trabalho e dos mutirões realizados. Além de proporcionar o convívio social, bem como, a convivência e valorização do espaço, a comunidade se responsabiliza pelos cuidados de manutenção das áreas revitalizadas cooperando com o zelo comum. As ações promovem a prática de esportes e buscam despertar entre os participantes os valores de pertencimento e empoderamento nas comunidades, fortalecendo a cidadania, a autoestima e a dignidade dos moradores que antes não tinham um espaço adequado para tais atividades.

Todas as obras já concluídas e entregues a comunidade, bem como, as novas revitalizações e melhorias em andamento nos espaços, seguem as orientações e protocolos dos Órgãos Mundiais de Saúde e regras vigentes no Decreto Estadual e Municipal referente aos cuidados contra a Covid-19.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal