Segunda parte do Caminhódromo recebe calçada no Acesso Leopoldina

Olá Jornal
abril21/ 2020

A segunda etapa do Caminhódromo no Acesso Dona Leopoldina já está recebendo a pavimentação da calçada. Ao logo do trecho de 1.192,67 metros, a calçada tem recebido um reforço especial nos acessos, com a base de brita graduada e imprimação da base, onde há entrada e saída de veículos com maior frequência.

Na próxima etapa será feita a camada final do pavimento, a construção do pergolado sobre o talude no final da obra (considerando o sentido bairro-centro) semelhante aos já executados na primeira etapa do Caminhódromo, com piso de blocos intertravados de concreto e também a instalação do mobiliário junto ao pergolado. A última fase da obra será de sinalização horizontal com a pintura das faixas de pedestres, dos meios fios, os rebaixos de acessibilidade nos trechos cortados pelas ruas Dr. Albino Fiss e Pedro Abott Romero, a sinalização horizontal com a instalação de placas indicando a travessia de pedestres, o plantio de grama nos taludes de aterro e os serviços finais de limpeza da obra. E ainda a instalação dos ‘fradinhos’ – balizadores/pilares para evitar o trânsito de carros ao longo da via.

Durante a pandemia do Coronavírus os trabalhos no local não pararam. No entanto, devido ao atraso na entrega de insumos, o contrato recebeu um aditivo e agora a previsão final de entrega do trecho é o mês de julho. Com isso, o trecho de três quilômetros ao longo do Acesso Dona Leopoldina proporciona mais segurança para os praticantes de atividades físicas e para os trabalhadores e moradores que precisam se deslocar no trajeto.

Na semana passada, o Prefeito Giovane Wickert e a Secretária de Planejamento Jalila Böhm Heinemann estiveram no local para conversar com a equipe e verificar o andamento da construção. “Mesmo ainda faltando a conclusão da segunda etapa o local já possui uma grande utilização da comunidade. Mesmo em época de pandemia, as pessoas continuam se exercitando com cuidados. Sabemos da importância da finalização desta obra, já que o Acesso tem grande movimento de pessoas e precisamos garantir a segurança delas e dos motoristas, porque até a construção do local adequado, os usuários faziam seus exercícios no acostamento”, disse Wickert.

O investimento é de R$ 279 mil. A maior parte do recurso é proveniente de emenda parlamentar do atual Secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly, quando ainda era deputado federal pelo Rede.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal