Segunda edição da Agrofeira terá novidades na infraestrutura utilizando mais o parque

Olá Jornal
dezembro14/ 2019

A segunda edição da Agrofeira, que ocorrerá de 07 a 10 de maio de 2020, contará com novo layout. Entre as mudanças no evento que ocorre no Parque do Chimarrão está a aproximação da praça de alimentação e do espaço das agroindústrias em frente ao ginásio de exposições, onde na edição passada estava montado o palco. No local foi realizado o seminário que passará para o galpão Morada Velha.

A coordenadora de eventos da secretaria de Desenvolvimento Rural, Carla Gollman, explica que as mudanças são necessárias para dar mais conforto ao público. “Devido à chuva da última edição percebemos a necessidade de melhorar a infraestrutura prevendo o mau tempo e, por isso, aproximamos os espaços onde o público transita mais”.
Além disso, esta edição contará com novidade da programação. O rodeio artístico que ocorrerá no galpão do CTG Erva-mate, Morada Velha e na pista Super Lenz. “Nesta edição, buscamos melhor utilizar os espaços do parque”, afirma Carla.

Os espaços para os expositores permanecem no mesmo local com incremento de 36 novos espaços, sendo 161 no total. Na primeira edição foram 125, sendo todos ocupados. “Aumentamos com a expectativa de que haja mais interesse nas exposições devido ao sucesso da primeira edição”.

LANÇAMENTO
A 2ª Agrofeira foi lançada nesta quarta-feira, 11, com a presença de 150 pessoas entre autoridades, empresas, agroindústrias e diversas entidades ligadas à produção rural. Com o tema “Diversificar para garantir o desenvolvimento rural”, a embaixatriz é a jovem Iasmim Becker, 16 anos, neta de Leci Siebeneichler, uma das pioneiras na legalização de agroindústrias no município.

O secretário de desenvolvimento rural, André Kauffmann, agradeceu o envolvimento de todos os setores para realização da feira, entre eles a Cooprova, a Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). “Venâncio tem mais de sete mil propriedades rurais, o segundo na América Latina. Temos potencial muito grande e a feira reconhece isso.”

O prefeito, Giovane Wickert, lembrou o quão difícil foi adiar a Fenachim em 2017, mas que a decisão abriu portas para a Agrofeira. “Em um momento de crise, de dificuldades vocês foram corajosos e realizaram o primeiro evento voltado ao nosso produtor rural, elevando a autoestima da nossa terra e colocando os nossos produtos do campo em evidência. A Agrofeira mostra que produtor não desiste, mas resiste”.

RECURSOS
Os recursos de sobra orçamentária da Agrofeira serão destinados ao projeto de industrialização do suco de laranja da Cooprova, salvação das nascentes do Arroio Castelhano e ao Hospital São Sebastião Mártir. Na primeira edição, o valor que chegou a aproximadamente R$ 16 mil foi repassado ao projeto de embalagem para comercialização do feijão da Cooprova e reestruturação do prédio da feira da cooperativa.

Olá Jornal