Secretário Estadual de Transportes em Venâncio Aires na próxima semana

Janine Niedermeyer
março14/ 2017

O secretário de Transportes do Rio Grande do Sul estará em Venâncio Aires no próximo dia 23. Pedro Westphalen fará um roteiro de visitas com a comitiva liderada pelo prefeito Giovane Wickert. Entre os locais está a ERS 244 e a RS 422 que nesta quarta-feira, 15, terá um ato de paralisação do trânsito na altura da comunidade de Vila Deodoro devido as péssimas condições da via.

A visita do titular da pasta mobiliza lideranças municipais que esperam conseguir um olhar mais atento do Governo do Estado depois da visita aos locais. A luta dos municípios da região pela retomada do trecho entre Venâncio Aires e Vale Verde da ERS 244, por exemplo, já perdura mais de 20 anos e se fosse concluída facilitaria o escoamento da produção ao porto de Rio Grande.

Em fevereiro, um grupo de políticos da região voltou a se reunir para buscar uma solução para o problema. A vinda de Westphalen fortalece a luta dos municípios envolvidos e a reitera a importância da retomada das obras.

Iniciada em 1998 a obra da ERS 244 teve apenas a conclusão de três pontes na área que pertence a Passo do Sobrado que não são utilizadas até hoje por não possuir aterro de acesso. Dos 20,8 quilômetros do trecho, somente 3,58 foram asfaltados.

Já na RS 422 a expectativa é de conseguir firmar uma parceria para o asfaltamento do trecho que vai de Linha Brasil até Vila Deodoro, no terceiro Distrito de Venâncio Aires. O tão sonhado asfaltamento da rodovia acabaria com os problemas de escoamento, trânsito e locomoção das comunidades que moram na região. A intenção do Governo Municipal é de que se consiga alinhar o diálogo com o Estado a fim de conquistar a obra com 20% de contrapartida da Prefeitura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires

Foto: Adriene Antunes/ Prefeitura de V. Aires

Janine Niedermeyer