Secretário de Inovação do Rio Grande do Sul destaca potenciais de negócios para o estado

Olá Jornal
maio20/ 2019

Nesta quarta-feira, 15, o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb participou da 14ª Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul. O gestor destacou a importância do envolvimento do poder público nos incentivos aos novos negócios. Para o secretário as ações de desenvolvimento estão cada vez mais rápidas e dependem de ações conjuntas com polos de conhecimento.

Pensando nisso, o Governo do Estado quer ampliar as políticas de inovação, com apoio das incubadoras tecnológicas. “Cada vez mais a indústria depende do conhecimento, o capital humano passa a ter um valor maior para a atração de novos negócios, novas formas de produção e de inovação nas cadeias produtiva,” destaca.
Para Lamb, o Rio Grande do Sul já conta com espaços para desenvolver novas tecnologias voltadas a produção industrial. “Temos polos importantes do conhecimento, inclusive Santa Cruz poderá ser um grande parceiro nas políticas de desenvolvimento do estado. É fundamental esta aliança entre as políticas públicas para a inovação e as universidades,” afirma.

Em vários momentos, Lamb elogiou a potencialidade de Santa Cruz do Sul e as ações fundamentais, como o projeto Computação na Educação. O secretário também pediu a ajuda do município para auxiliar na construção de um modelo, de uma rede de inovação no Rio Grande do Sul, com a participação dos municípios que já trabalham neste sentido e que perceberam a importância do assunto. A palestra foi realizada no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).

PROJETOS LOCAIS
Para abrir a palestra, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato, fez uma breve apresentação do perfil econômico de Santa Cruz do Sul. Ele ainda falou sobre a participação da prefeitura em atividades ligadas à tecnologia. Logo após, o vice-presidente de Desenvolvimento da Assemp e coordenador da Semana do Empreendedor, Eduardo Kroth, apresentou a entidade, seus associados e parceiros.

Kroth discorreu sobre os objetivos do Santa Cruz Novos Rumos, os fóruns temáticos, as principais forças do município e, principalmente, as ações que estão em andamento: Computação na Educação e Banco Social de Tecnologia. “Estamos satisfeitos com o que temos, porém, não estamos confortados, queremos continuar evoluindo”, destacou.

Olá Jornal