Secretaria quer reativar em março Conselho Municipal do Turismo

Janine Niedermeyer
fevereiro15/ 2017

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está dando segmento ao processo de reativação do Conselho Municipal do Turismo. Nesta quarta-feira, 14, o titular da pasta Nelsoir Battisti assinou documento que reestrutura alguns itens para formar o grupo.

O trabalho vem sendo desenvolvido de perto pela coordenadora do setor turístico, Angélica Diefenthäler, que apesar de ser de Venâncio Aires por alguns anos atuou no governo de Arroio do Meio na coordenação cultural e que agora retorna para colaborar com a atual gestão pública.

O retorno deste conselho voltou a pauta em agosto de 2016, quando o então secretário da pasta de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz decidiu reestruturar a lei, que criou o grupo no ano de 2002.

O projeto fixava o número de 22 integrantes no conselho, porém, no atual governo a proposta foi reduzida para 12 membros. “Isso acaba dificultando até pelo grande número de conselhos que o município tem, então demos uma reduzida. A gente não especificou tanto como na lei anterior, mas ele continua com a ideia de ser paritário, com o mesmo número de representantes da sociedade civil e do governo”, explica Angélica.

PLANO DE GOVERNO

Segundo a coordenadora, a proposta é promover uma primeira reunião em 2 de março (Dia Nacional do Turismo), com empreendedores e todos ligados a área.

“A ideia é manter um fórum mensal, mesmo o conselho só tendo representação de alguns, pode ter a participação de todos, pois apesar de cada um ter um olhar diferente sobre o município, precisamos achar uma identidade pra segmentar o turismo”, enfatiza Angélica.

O secretário Nelsoir Battisti ainda afirma que a expectativa é dentro de 30 dias reativar o conselho. Ele lembra que o governo tem em seus planos trabalhar forte o turismo.

“Queremos começar pelo turismo de eventos, fortalecendo a Páscoa, o Natal, mas também vão ter outras novidades que em breve serão divulgadas. Será um turismo mais intenso, estruturando locais e roteiros com ações da própria Prefeitura e estamos vendo possibilidades”, conclui o titular da pasta.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer