Secretaria Municipal de Saúde recomenda que grupos da melhor idade evitem aglomerações

Olá Jornal
março13/ 2020

Uma reunião nesta tarde, 13, com os Presidentes dos 24 grupos da Melhor Idade definiu por suspender os bailes da Terceira Idade de início do mês de abril até o final de julho. O encontro ocorreu com o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria de Saúde no Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, onde os grupos foram orientados pela Gestão Pública a não participarem de aglomerações, como forma de prevenir o Coronavírus.

Depois da explanação do Secretário Ramon Schwengber, que reforçou a preocupação com a nova doença, principalmente para a terceira idade, os presidentes fizeram uma votação aberta onde definiram por maioria pela suspensão temporária dos festejos até o final de julho.

A festa deste final de semana, que será na Comunidade Santa Rita de Cássia no Bairro Gressler, ocorrerá normalmente. As que foram suspensas deverão ser reagendadas no segundo semestre.

CORONAVÍRUS

Venâncio Aires realizou os primeiros levantamentos desde a segunda quinzena de janeiro, e assim destacou no relatório a forma que o Município vai reagir caso uma possível suspeita de Coronavírus vier para Venâncio. O Plano de Contingência foi enviado na semana passada para a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

No fim de janeiro foi realizado contatos com indústrias fumageiras e metalúrgicas para organizar uma rede de informações. Também foi realizado até o momento, apresentação do plano para o Conselho Municipal de Saúde; e uma capacitação para a equipe médica com a médica infectologista Dra Sandra Knudsen. Encontros ainda devem ocorrer como forma de divulgação nas redes de ensino municipais, particulares e do estado, agências de viagem e empresas. Isso deve ser realizado para que as pessoas adotem medidas preventivas da doença.

Ainda como itens citados no Plano, estão transmissão do vírus, manifestações clínicas, tratamento, prevenção e medidas. O atendimento e assistência ao paciente será realizado na Atenção Básica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Consultórios, e clínicas.

O laboratório de referência para realização de exames serão os Laboratórios locais vinculados à Secretaria Municipal de Venâncio e será realizado em caráter de urgência. Para os exames de diagnóstico diferencial, o LACEN – Laboratório Central do Estado será referência para os encaminhamentos previstos.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal