Secretaria municipal de Educação realiza roteiros nas escolas para avaliar retomada das aulas presenciais

Olá Jornal
novembro03/ 2020

A pandemia suspendeu as atividades presenciais das escolas em todo o país. Em Venâncio Aires, desde abril as aulas presenciais não ocorrem. Algumas cidades da região retomam as aulas das escolas de Ensino Fundamental, a partir do próximo mês. Buscando garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura, nesta semana uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, realizou roteiro de visitas aos educandários municipais, para avaliar junto com professores e equipes de funcionários, as possibilidades de retornar as atividades presenciais. Estas visitas seguirão ao longo da próxima semana.

Conforme o secretário interino da Educação, Cláudio Soares, que ocupa a pasta durante atestado médico por Covid-19, da secretária Alice Theis, os roteiros buscam aproximar as tomadas de decisões das equipes diretivas e de funcionários de cada escola municipal. “Estamos mantendo o diálogo com os profissionais da educação para avaliar esta retomada das aulas presenciais durante a pandemia. Visitamos algumas escolas e seguiremos na próxima semana, para verificar necessidades dos profissionais e da estrutura física,” explica Soares.

Quando a retomada, as atividades serão parciais, seguirão ocorrendo no modelo híbrido, intercalando turmas com 50% da capacidade, e atividades online. “Neste pente-fino verificamos algumas necessidades pontuais nas escolas, com melhorias estruturais em algumas unidades. Mas de forma geral estamos com a estrutura pronta para a retomada gradual das atividades presenciais,” argumenta.

ESTADO
Apesar de já contar nas escolas com equipamentos de proteção aos profissionais, itens de sanitização e álcool gel. A Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou dúvidas ao Governo do Estado, sobre os protocolos de segurança para as aulas. “Ainda aguardamos o retorno para alinhar os nossos protocolos. Este assunto também será discutido com o Gabinete de Crise, especialistas na área da saúde, sindicato da categoria e representantes dos funcionários,” destaca.

REGIÃO
Na quinta-feira, 29, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) definiu que as prefeituras integrantes da entidade terão autonomia para definir o retorno presencial das aulas nas redes municipais. “As aulas virtuais estão ocorrendo de forma muito interessante e estamos avaliando com os profissionais este novo momento, para o aprendizado,” conclui.

Olá Jornal