Secretaria municipal de Educação elabora plano para retomada das aulas e suporte no aprendizado

Olá Jornal
julho20/ 2020

Em meio a pandemia alunos de todas as redes educacionais do município e do estado estão estudando em casa desde março. A projeção atual da Secretaria Municipal de Educação, que faz a gestão do maior volume de estudantes, na rede pública, é de que 95% deste universo está conseguindo acessar as atividades programadas. O uso das redes sociais, modelos online e a entrega de atividades é a alternativa para manter o calendário escolar. Entretanto, o nível de aprendizagem estará em análise no retorno e é o que prevê um planejamento da pasta municipal, para garantir a aprendizagem dos estudantes.

Conforme a secretária, Alice Theis, até o momento o Governo do Estado não tem previsto o retorno gradual das aulas no território gaúcho. A partir das definições em âmbito estadual, a Prefeitura conseguirá alinhar a retomada local. Enquanto isso, o planejamento local busca criar protocolos além da segurança em saúde, mas também para avaliar o nível de conhecimento adquiridos neste período pelos alunos.

“Já estamos avaliando métodos para analisar as necessidades dos nossos alunos, a partir dos conteúdos pedagógicos. Apesar das aulas programadas estarem funcionando e alcançarem 95% dos nossos estudantes, o contato direto com o professor é fundamental. Por isso, o plano de resgate da aprendizagem será estabelecido e já está sendo construído e apresentado para o Conselho Municipal de Educação,” explica Alice.

A gestora da educação de Venâncio Aires afirma que o momento é de construir ferramentas para direcionar a retomada das aulas, quando os protocolos de distanciamento permitirem. “Precisamos diagnosticar e trabalhar para garantir o reforço na aprendizagem dos nossos estudantes. Este será um desafio e por isso queremos criar norteadores para alinhar de forma ampla em toda a rede pública o resgate do conhecimento,” afirma.

A rede municipal de educação está em período de férias de inverno. A Secretaria de Educação está elaborando um treinamento em parceria com a Secretaria de Saúde, que será oferecido a toda comunidade escolar para retorno seguro das aulas presenciais. Serão montados grupos de pessoas para repassar a formação, bem como, um material com as orientações que será disponibilizado para a comunidade escolar.

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal