Secretaria municipal de Educação avalia data para retorno presencial das escolas de Ensino Fundamental

Olá Jornal
janeiro15/ 2021

Após confirmar o retorno das atividades presenciais nas Escolas de Educação Infantil do Município, a Secretaria Municipal de Educação irá definir no próximo mês a data para o retorno das atividades no calendário escolar do Ensino Fundamental, na rede municipal. As escolas entraram em período de férias, e a secretaria avalia o modelo que será adotado para o retorno. Seguindo os decretos estaduais e federais, o ensino híbrido, com turmas intercaladas, deve ser adotado.

Conforme o secretário Emerson Elói Henrique (PDT), o momento é de avaliação. “Ainda estamos com tempo para o retorno das aulas no Ensino Fundamental. Agora entramos no período de recesso, mas queremos definir a retomada até o início de fevereiro. Tudo também depende da evolução da pandemia.”

O modelo de aula a ser adotado deverá seguir o sistema híbrido, com atividades remotas e presenciais de forma escalonada. A exemplo do Governo Estadual que anunciou o retorno das aulas para o Ensino Médico e Fundamental a partir do dia 08 de março, o Município poderá retornar antes. “A retomada do calendário junto com os educandários estaduais ocorre pela comodidade do transporte. Mas isso ainda está em avaliação, poderemos retornar até antes, logo após o Carnaval,” comenta Henrique.

ESTADO
Na rede estadual as aulas retornam no dia 08 de março para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, retornam os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, no dia 15, retornam os alunos do Ensino Médio e Técnico. Como o ano letivo de 2020 só se encerra no dia 31 de janeiro, durante o mês de fevereiro ocorrerão as férias coletivas para diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino. O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos acontecem entre os dias 28 de julho e 03 de agosto. As aulas incluem atividades presenciais e remotas, no modelo híbrido também definido pelo Ministério da Educação.

EMEIS
As atividades presenciais nas escolas municipais de Educação Infantil retomam no dia 18 de janeiro. A volta presencial ocorre de forma escalonada, ou seja, cada turma será dividida em dois grupos, sendo que o “Grupo 1” tem atendimento presencial em uma semana, e na semana seguinte, atendimento remoto, enquanto que para o “Grupo 2”, o cronograma é o contrário (primeira semana remoto e na segunda, na escola). Assim, o retorno presencial será por sistema híbrido, obedecendo ao Decreto Estadual nº 55.465, de 05 de setembro de 2020, que estabelece a presença de 50% dos alunos em atendimento na escola.

Olá Jornal