Secretaria de Saúde retoma programa “Peso Certo”

Guilherme Siebeneichler
janeiro06/ 2017

A Secretaria da Saúde de Venâncio Aires, a fim de estimular bons hábitos visando à saúde e bem estar dos moradores do município, retoma neste mês o programa “Peso Certo”. Executado na academia de saúde do Bairro Gressler, o projeto estimula a população a praticar bons hábitos alimentares e a pratica de exercícios físicos, gerando assim uma vida saudável e como consequência evitando o excesso de peso.

O programa teve inicio no ano de 2014 e contou a participação de 20 integrantes em seis meses. Em 2015 o envolvimento dobrou com a abertura de uma turma no período noturno, mas ao final do período apenas cinco pessoas concluíram o programa que conta com profissionais das áreas de nutrição, de educação física, fisioterapia e psicologia.

Conforme a coordenadora, Eliane Turcatto, após uma avaliação, a equipe concluiu que os maiores desafios dos participantes foram à disciplina e a mudança dos velhos hábitos. Juntamente com o Secretário de Saúde, Ramon Schwenber, o grupo definiu na manhã de hoje, 6, que serão efetuadas algumas alterações. A partir de agora os interessados poderão se inscrever no projeto em qualquer momento, mesmo que já estejam os grupos em andamento, bem como poderão se cadastrar sem a requisição médica. Outra mudança já acordada é  que o serviço passará a ser prestado tanto pela equipe Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), quanto pela equipe das Academias da Saúde, gerando maior qualidade e quantidade de profissionais disponíveis.

Os usuários que ingressarem no programa passarão por uma avaliação física e cada usuário ganhará um cartão para acompanhamento de sua evolução. Os encontros serão semanais, com duração em média de uma hora à uma hora e meia, variando de acordo com as atividades realizadas. Os interessados podem procurar diretamente pelo programa no Posto de Saúde do Bairro Gressler.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa PMVA

Guilherme Siebeneichler