Secretaria de Saúde faz balanço das vacinações contra a influenza no Município

Guilherme Siebeneichler
junho09/ 2017

A Campanha de vacinação teve inicio em 10 de abril e permaneceu aberta até o dia 26 de maio, com dois dias D de vacinação (sendo um nacional no dia 13 de maio e outro que o município decidiu realizar, no dia 27 de maio). Segundo a Enfermeira da Secretaria de Saúde de Venâncio Aires, Carla Lili, mesmo com 48 dias de Campanha, a meta de coberturas vacinais não foi atingida.

Carla relata que foi constatada uma baixa procura por parte das crianças e gestantes. “As vacinas que sobraram dos grupos prioritários foram liberadas no dia 29 de maio e organizamos para o ultimo dia 30, a vacinação na população em geral. Neste dia, acabaram as doses praticamente no mesmo dia em todas as 16 unidades de Saúde”, relata. No dia seguinte foi recebida a informação de que viriam mais doses para o município e chegaram mais 800 doses. Estas 800 doses, foram distribuídas entre os postos e aplicadas no dia 2 de junho que também acabaram praticamente no mesmo dia em todos os postos de saúde. No total, foram aplicadas 12.997 doses nos grupos prioritários, 5.229 doses nos grupos com morbidades e 3286 doses para a população em geral das doses liberadas.

Este ano, os vírus influenza, circulantes, são os vírus H3N2 e Influenza do tipo B. Foram 12 notificações, sendo uma de Mato Leitão e 11 de Venâncio. Destes, um positivo de Mato Leitão, seis positivos em Venâncio, cinco negativos, e dois óbitos. Carla lembra que as pessoas dos grupos prioritários passaram a procurar a vacina após as notificações. “Notamos também que agora, depois destas notificações, as pessoas dos grupos prioritários estão procurando a vacina, porém a vacina terminou e tudo indica que não virá mais”, relata.

A meta era alcançar 90% de cada grupo prioritário. Em nenhum grupo a meta foi alcançada:

  • Crianças: 69,11% de cobertura
  • Trabalhadores em saúde: 82,73%
  • Gestantes: 57,68%
  • Puérperas (mães com bebês até 45 dias): 75,25%
  • Idosos: 83,44%

Em conjunto com a Secretaria de Educação, foi elaborada e encaminhada uma nota para as escolas do município estarem a par das medidas de prevenção e controle da influenza a serem desempenhadas na comunidade escolar.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing

Guilherme Siebeneichler