Secretaria de Saúde esclarece polêmicas envolvendo a Farmácia Municipal

Guilherme Siebeneichler
abril11/ 2017

Nos últimos dias, falsas informações davam conta de que a Farmácia Municipal estaria obrigando pacientes sem condições de saúde a irem buscar os medicamentos necessários para seus tratamentos, impossibilitando que familiares e responsáveis retirassem os remédios. Porém, o Secretário de Saúde Ramon Schwengber negou o fato e explicou os trâmites da Farmácia Municipal.

Segundo Schwengber, é possível sim que responsáveis e familiares façam a retirada dos medicamentos para os pacientes que não possuam condições de efetuar a retirada. Ele ressalta que inclusive é possível que mais de uma pessoa busque o medicamento, desde que todos estejam cadastrados junto a Farmácia Municipal.

Na questão do funcionamento, o Secretário informa que na Farmácia existem dois tipos de medicamentos. Ele explica que o Município dispõe de medicamentos básicos, visando que esteja sempre à pronta entrega e a disposição dos pacientes, enquanto medicamentos especiais são disponibilizados pelo Estado e devem ser solicitados previamente na Farmácia. Após isso, o pedido é levado para a Coordenadoria de Saúde que libera o medicamento que é entregue normalmente entre os dias cinco e 10 de cada mês.

CRÉDITO: Coordenação de Comunicação Prefeitura de Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler