Secretaria de Saúde confirma dois casos de Dengue no Município

Olá Jornal
abril14/ 2020

Que Venâncio Aires possui a presença do mosquito Aedes Aegypti não é nenhuma novidade para a comunidade. Ano passado, uma grande campanha e frente de trabalho, juntamente ao Exército, foi realizada para conscientizar as pessoas sobre a necessidade e urgência dos cuidados básicos. Neste ano, o Município confirmou dois casos da doença desde janeiro, sendo que ambos pacientes já estão curados. Mas outros sete estão em acompanhamento esperando o resultado dos exames enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).  Os dois casos confirmados são homens, de 60 e 52 anos respectivamente. Um deles contraiu a doença fora do Município e a origem do outro está sendo averiguada.

A Vigilância Epidemiológica segue atuante e as equipes seguem as fiscalizações e acompanham os possíveis focos de Aedes Aegypti em Venâncio a partir de visitações a pontos estratégicos e também a locais que são denunciados por conta de acúmulos de entulhos e possíveis criadouros.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, é imprescindível a necessidade da conscientização e do apoio de toda a comunidade no combate ao mosquito transmissor da doença. “Para evitar que eles se reproduzam e possam representar algum tipo de problema é preciso que a comunidade inteira se engaje na prevenção. É imprescindível a atenção para qualquer objeto que possa acumular água. Sejam vigilantes em suas casas, terrenos e até com o pátio do vizinho.” Em 2019, por exemplo, foram confirmados três casos sendo um deles durante o inverno, considerado um período atípico para o desenvolvimento da doença.

Cuidados:

  • Guardar garrafas vazias viradas para baixo.
  • Guardar pneus sob abrigos.
  • Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia.
  • Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
  • Manter lixeiras fechadas.
  • Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
  • Tampar caixas d’água, tonéis e latões.

Sintomas:

Considera-se caso suspeito de dengue todo paciente que apresente febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: cefaléia, dor no fundo dos olhos, dor muscular ou articulações, fraqueza ou exantema (erupção cutânea que ocorre em doença aguda provocada por vírus), podendo apresentar ainda sangramentos, tendo estado nos dias anteriores ao início dos sintomas em área com casos confirmados da doença ou presença do mosquito.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal