Secretaria de Saúde adota sistema de credenciamento de profissionais e revoluciona a Fisioterapia Domiciliar do município

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2017

Desde o inicio do planejamento de Gestão do Governo de Giovane Wickert frente à Prefeitura de Venâncio Aires e da escolha de Ramon Schwengber como Secretário de Saúde da Capital do Chimarrão, foram instauradas diversas ideias e execuções a fim de fazer mais com menos ou com o mesmo.

Um dos desafios dispostos ao Secretário Ramon Schwengber, foi o de criar uma metodologia que fizesse com que os venâncio-airenses pudessem contar com maior leque de atendimento de profissionais no segmento de fisioterapia domiciliar. Schwengber não apenas conseguiu trazer aumento de atendimento, como conseguiu fazer também que os gastos não fossem aumentados com o serviço e também trazer oportunidades para fisioterapeutas do município.

O Secretário assumiu a Pasta tendo em vista a necessidade de diminuir gastos em algumas situações e otimizar os serviços em outras. De quebra, na situação da fisioterapia domiciliar ele conseguiu unir o útil ao agradável alterando a metodologia dos profissionais e fazendo com que o atendimento fosse quadruplicado.

Na Gestão anterior, o governo possuía um servidor contratado para desempenhar o serviço e o mesmo realizava cerca de 30 atendimentos mensais. Hoje com o mesmo valor gasto, porém com uma metodologia diferente, são realizados cerca de 120 atendimentos de fisioterapia domiciliar todos os meses. Para que isso fosse possível, Schwengber optou pelo sistema de credenciamento de profissionais na área de fisioterapia, ao invés de contratar um funcionário apenas para trabalhar no segmento. “É importante, pois além de aumentar imensamente o numero de atendimentos, oportuniza aos profissionais formados em fisioterapia que desempenhem sua função recebendo por consulta”, ressalta o Secretário de Saúde.

Mais de mil atendimentos já foram realizados apenas nesse ano. Hoje, três fisioterapeutas estão credenciados no município e realizam sessões de fisioterapia domiciliar nos venâncio-airenses. Os credenciamentos seguem abertos e dão oportunidade a fisioterapeutas formados para que se credenciem e realizem atendimentos pela prefeitura através da Secretaria de Saúde.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler