Secretaria de Meio Ambiente projeta aumento da reciclagem na usina de triagem

Guilherme Siebeneichler
janeiro25/ 2017

Um grupo de trabalho foi formado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires para trabalhar formas de melhorar a coleta e destinação dos resíduos sólidos. Entre os objetivos está o de ampliar a reciclagem na Usina de Triagem de Lixo, instalada em Linha Estrela. Diariamente são recolhidos no município 30 toneladas de lixo, metade é de materiais que podem ser reciclados. Atualmente 10% do material recolhido no município é reciclado.

O secretário Clóvis  Schwertner, junto com o engenheiro ambiental Maurício Almeida e a bióloga Daiane Haas, trabalham metas para ampliar a reciclagem de lixo no município, buscando a diminuição dos gastos com a destinação dos resíduos. O projeto pretende estipular o crescimento de médio e longo prazo no percentual de reciclagem de Venâncio Aires. A expectativa é de atingir até 30% em cinco anos.

“Essa é uma demanda que engloba diversos pontos, desde a educação, área social com os catadores, até a estruturação da nossa usina para tal capacidade,” explica o chefe da pasta.

O trabalho de recolhimento e destinação de lixo é licitado pelo município possui custo superior aos R$ 400 mil por mês. O objetivo com a reciclagem é de cortar despesas com a destinação final no aterro sanitário de Minas do Leão.

NOVO MODELO 

A cadeia do lixo passará por mudanças nos próximos meses, a partir de determinação do prefeito Giovane Wickert para reduzir os gastos com os serviços. Atualmente o recolhimento e destinação final dos resíduos sólidos é o segundo maior contrato público da prefeitura de Venâncio Aires. Fica atrás apenas dos repasses feitos ao Hospital São Sebastião Mártir.

Aliado às ações municipais a Semma pretende colaborar com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo, presidio por Wickert, para dar seguimento a proposta de criação do aterro regional de lixo. A proposta busca criar um consórcio para diminuir as despesas das prefeituras com este tipo de serviço, criando sistemas regionais para a destinação dos resíduos sólidos de 13 municípios.

Guilherme Siebeneichler