Secretaria da Saúde alerta para os últimos dias de vacinação contra a gripe

Olá Jornal
maio21/ 2019

A aproximação das primeiras ondas de temperaturas baixas no Estado na última semana de maio, de acordo com os prognósticos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o término do período regular de vacinação contra os vírus de Gripe Influenza, já chamam a atenção da Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires.

De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Coordenadora da Campanha Carla Lili, até o momento foram vacinados 71,3% do grupo prioritário da população do município, cerca de 14.437 mil pessoas. Na última quarta-feira, 15, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nota atualizada com nove casos confirmados pelos três tipos de vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B, e os dois primeiros óbitos do ano causados pelos vírus da gripe. As vítimas são dois idosos das regiões de São Gabriel e Barra do Ribeiro.  E hoje foi confirmado um novo caso de óbito, o primeiro infantil no Estado. Uma criança de 11 meses, residente de Sapiranga foi diagnosticada para o vírus influenza A-H3N2.

Em Venâncio Aires, há um suposto caso em investigação, segundo a Coordenadora da Campanha, Enfermeira Carla Lili. Ela ressalta a preocupação do baixo percentual de doses aplicadas em idosos, mas principalmente, nas crianças. “Estamos a 40 dias vacinando e não chegamos nem perto do estimado. É preciso que os pais se conscientizem e levem seus filhos aos postos”, declara. O Secretário da Saúde, Ramon Schwengber, alerta toda a população, principalmente as pessoas que integram os grupos prioritários, para que aproveitem os últimos dias de vacinação. “Estamos iniciando um período crítico de temperaturas baixas. Temos mais alguns dias de campanha, a vacina é a única forma de prevenção contra os vírus da gripe”, conclui.

Acompanhe abaixo os números no município, até o momento.


Grupo prioritário: Cobertura (%)

  • Crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos): 60,3%
  • Gestantes: 81,3%
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto): 76,5%
  • Trabalhador da saúde: 79,8%
  • Idosos: 72%
  • Professores: 96,9%
  • População privada de liberdade: 68,9%
  • Funcionários sistema prisional: 61(doses)
  • Servidores da Segurança Pública: 24 (doses)

Os postos de saúde do Município que possuem sala de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e na parte da tarde das 13h15min até às 16h30min. No próximo dia 25/05, sábado, o Posto Central estará aberto das 8h às 12h.

Olá Jornal