Schuch é agraciado com Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa

Olá Jornal
dezembro18/ 2018
Em solenidade na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, 17, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A distinção foi proposta pelo deputado estadual Elton Weber. “Muito honrado em receber essa homenagem, que reforça a nossa responsabilidade e nosso empenho na defesa da agricultura familiar. Essa medalha eu dedico a todos os agricultores que tiram da terra seu sustento e produzem o alimento que vai à mesa de todas as pessoas. Um trabalho difícil, sob sol e chuva, que começa cedo do dia, quase nunca tem hora para acabar e nem sempre é remunerado como deveria”, agradeceu Schuch, emocionado. “De forma especial, destaco aqui o trabalho de todos os produtores de fumo.Tenho muito orgulho da minha origem, na colônia de Santa Cruz do Sul, que serviu de base para a construção de uma trajetória de trita anos como sindicalista e é um dois pilares mais fortes da minha vida”.

Em seu pronunciamento, o deputado Elton Weber (PSB), proponente da distinção, recordou as lutas conjuntas em defesa da agricultura familiar e dos assalariados rurais, já que ambos foram presidentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS). Destacou, entre as tantas conquistas, a criação do Pronaf, a aposentadoria rural, o crédito fundiário e o estabelecimento de políticas de preços para os produtos agrícolas.

Weber salientou ainda a integridade, coerência e persistência como características de Schuch, liderança do movimento sindical nos últimos 30 anos. “Nestes tempo de descrédito e desilusão com a política, Heitor se sobressai e esta medalha está em muito boas mãos. Todos, tenho certeza, estão orgulhosos desta trajetória em nome de uma categoria importantíssima para este país: a agricultura familiar.”

Trajetória

Agricultor e natural de Santa Cruz, Heitor Schuch ingressou no movimento sindical há 30 anos. Em sua trajetória, em duas oportunidades distintas, foi secretário e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz entre 1987 a 1992. De 1992 a 1995 foi Tesoureiro da Fetag-RS e, na sequência, assumiu a presidência da Federação, cargo que exerceu até 2002.

Na Assembleia Legislativa, exerceu três mandados (2002 a 2014) e foi autor de leis importantes, como a que criou o Programa Primeiro Crédito para Juventude Rural e a Lei do Protetor Solar para os agricultores familiares.
Em 2014, elegeu-se deputado federal para lutar pelas bandeiras da agricultura familiar.

Desempenhou papel fundamental para evitar retrocessos para os rurais na Reforma da Previdência. Hoje preside a Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar na Câmara. Em 2018, reelegeu-se com 109 mil votos, ficando entre os dez deputados federais mais votados no Rio Grande do Sul.

Presenças

O ato foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva; e o vice-presidente estadual do PSB, Mário Bruck, bem como a deputada eleita Franciane Bayer (PSB). Também participaram prefeitos, diretores e representantes de entidades setoriais, sindicatos e de universidades, além de familiares e amigos.

CRÉDITO: AI Gab. Heitor Schuch PSB

Olá Jornal