Saul Zart irá liderar a Secretaria de Cultura e Esporte

Guilherme Siebeneichler
dezembro22/ 2016

O músico e ativista cultural, Saul Ricardo Zart foi o escolhido por Giovane Wickert para ficar à frente da pasta de Cultura e Esporte. Aos 53 anos, o novo Secretário carrega a experiência de sete anos de trabalho dentro da Secretaria, sendo cinco como coordenador cultural e dois como secretário adjunto.

Além dos anos de atuação dentro do órgão público, Zart agrega quase 30 anos de música. Ele que é violinista e cantor trás de berço a paixão pelas artes, transmitindo ainda para seus três filhos que além de tocarem e cantarem, também são compositores.  A música motivou ainda o trabalho na organização e criação da Orquestra Municipal, onde ele já atuou na parte mais administrativa e comercial, e mantém o vínculo ainda como cantor. Zart criou, também, os festivais de música estudantis, que ocorrem em média de 15 escolas do município e a Orquestra de Violões e Flautas que tem como regente o músico Renato Ruwer.

Na política, Zart já foi assessor parlamentar e concorreu ao Legislativo. Atuou ainda por 15 anos como bancário, depois foi gerente no setor de transportes e corretor de imóveis. O Prefeito eleito acredita no conhecimento e na disponibilidade total de Saul para comandar a Secretaria. Para ele, Zart será um grande líder que irá juntamente com a equipe fazer a diferença no setor.

Aliada do Esporte, a Secretaria terá um modelo diferenciado de gestão já definido por Wickert. Zart que é filiado ao PSB ficará como Secretário por metade do período da gestão e terá apoio de Henrique da Silva do REDE como Assessor direto. Depois os papéis irão se inverter e Henrique assumirá a pasta e Saul passará a atuar como Assessor. “Vamos fazer um revezamento com a intenção de fomentar igualmente os dois setores. Como as pastas estão reunidas e nós não podemos dividir, a ideia é que eles tenham espaço igual para conquistar projetos, melhorias e muitos ganhos para a comunidade”, disse Wickert salientando que são muitos os desafios na área da cultura já que ideias e projetos não faltam para transformar o setor em Venâncio Aires.

Giovane Wickert salienta ainda as parcerias com outras pastas e entidades do município para que seja fomentada a cultura nos bairros, nas comunidades e também no interior. “Precisamos avançar na conquista de rua coberta, em um auditório, em uma concha acústica e outras demandas. Por isso precisaremos de um trabalho forte para que a cultura popular da nossa cidade tenha espaço e fomento para promover nossos artistas e oportunizar lazer a comunidade”.

Saul Zart é uma indicação técnica do PSB. Ele é casado com a professora Marlete Maria Dryer Zart, tem três filhos e um neto.

CRÉDITO:  Comunicação e Marketing / Gestão 2017/2020

Guilherme Siebeneichler