Saúde regional trabalha para ampliar vacinação contra a gripe nos municípios

Olá Jornal
junho30/ 2021

A vacinação contra a gripe segue até o dia 09 de julho, porém os percentuais de doses aplicadas ainda são considerados baixos. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) orienta as prefeituras e a população para ampliar os números da campanha. Em Venâncio Aires atualmente a cobertura vacinal alcança 42,8%. Já foram aplicadas 12.622 doses (dados até a manhã desta terça-feira, 29). A meta local é de aplicar 28.628 pessoas.

Na área de cobertura da 13ª CRS a meta de vacinação segue próximo dos 50%. “Hoje mais do que nunca , precisamos solicitar que as pessoas se vacinem também com HIN1, estamos com 50% da meta vacinada, principalmente os idosos, profissionais de saúde e professores,” destaca a coordenadora Mariluce Reis.

No Rio Grande do Sul a cobertura vacinal chega a 44,9%, e já foram aplicadas 2.290.091 doses contra a gripe. Os dados do Ministério da Saúde apontam também que em Venâncio Aires a faixa dos 60 aos 70 anos é a que mais se vacinou. Entre os pontos do município que mais realizaram aplicação de doses estão; a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, com 4.248, a UBS do bairro Gressler 2, com 2.101 doses e a UBS do bairro Santa Tecla, com 1.237 vacinas aplicadas. O restante foi aplicado nas demais unidades de saúde, tanto na cidade como no perímetro rural.

Para receber a vacina contra a gripe é necessário apresentar Carteira de Vacinação, Cartão SUS, documento de identidade e no caso dos professores e motoristas é necessário também documento comprovando vínculo ativo. Já para comorbidades, é preciso um atestado ou receita médica. Outra alerta da secretaria de saúde é para a observância do intervalo entre a vacina da gripe e a vacina contra o Coronavírus, que deve ser de 15 dias. As doses são aplicadas nos postos de saúde da rede pública que contam com salas de vacinas.

Olá Jornal