Saúde organiza ações de prevenção ao diabetes Mellitius

Olá Jornal
outubro09/ 2018

Na última semana, um encontro entre o Secretário Municipal da Saúde Ramon Schwengber e algumas integrantes do Lions Club Melvin Jones,  aconteceu com o objetivo de realizar no Município, algumas ações para a prevenção da Diabetes Mellitus.

Com este objetivo está programado para o dia 7 de novembro uma palestra, aberta a toda a comunidade, com os profissionais residentes da Secretaria da Saúde. Esta palestra acontece no auditório da Escola Conego Albino Juchen, a partir das 19h30min. Já na manhã do sábado dia 11 de novembro, a partir das 8h30min, na Praça Tomaz Pereira, acontece uma ação de conscientização sobre a diabetes Melittius e os danos causados ao organismo além de exames de controle de glicemia e verificação de pressão.

As ações são abertas a todas as pessoas interessadas, independente de faixa etária.

Diabetes Milittius

É uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, devido à atuação ineficaz da insulina, que é o hormônio responsável por baixar a glicemia no sangue. O paciente com diabetes mellitus tem de fazer o teste de glicemia para saber o valor de açúcar no sangue que não deve ser superior a 126 mg/dL em jejum e, o tratamento inclui o uso de remédios, como antidiabéticos orais ou insulina, prática de exercício físico e alimentação adequada.

Existem diversos tipos de diabetes mellitus, a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional e, as suas diferenças incluem:

  • Diabetes Mellitus Tipo 1:é uma doença crônica, pois não tem cura e ocorre porque o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo geralmente frequente na infância ou na adolescência.
  • Diabetes Mellitus Tipo 2:resulta frequentemente de maus hábitos alimentares e sedentarismo e é mais frequente nos adultos e idosos. Neste tipo de diabetes, o pâncreas produz insulina em quantidades insuficientes ou as células do organismo são resistentes à insulina e, por isso, o valor de glicemia permanece superior ao normal.
  • Diabetes Gestacional: caracteriza-se pelo excesso de açúcar no sangue durante a gravidez, provocado pelas alterações hormonais, porém, geralmente desaparece depois do parto.

Os sintomas da diabetes mellitus podem incluir:

  • Vontade de urinar muito e muitas vezes;
  • Sensação de sede constante;
  • Fome excessiva;
  • Perda de peso;
  • Visão turva;
  • Fraqueza e cansaço.

Existem fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver diabetes mellitus, como ter idade superior a 45 anos, obesidade, hipertensão, colesterol elevado ou historial familiar de diabetes, por exemplo. Estes indivíduos devem estar especialmente atentos aos sintomas da diabetes e todos os anos consultar um clínico geral para despistar a doença.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal