Saúde municipal quer agilizar testes para o novo Coronavírus

Guilherme Siebeneichler
abril08/ 2020

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na sexta-feira, 03, que prepara a compra de kits para testes rápidos do novo Coronavírus (Covid-19). A proposta do poder público é de ampliar a amostragem de pacientes avaliados em casos suspeitos, agilizando o tratamento de saúde contra o novo vírus. Conforme o secretário Ramon Schwengber (PSB), inicialmente o Município iria adquirir de forma individual, porém, nesta segunda-feira, 06, o Consórcio de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), prepara aquisição de kits. Para os 14 municípios do bloco, deverão ser comprados 60 mil testes.

Com isso, as prefeituras interessadas poderão reduzir as despesas públicas com os itens. Conforme o gestor municipal, a proposta é de adquirir de forma inicial até mil kits para testagem na rede pública municipal. “Ainda estamos avaliando a forma de aplicação e em quais casos poderemos utilizar este material. Será uma forma de agilizar os exames em casos supeitos, já que o resultado sai em 20 minutos. Atualmente em média, o resultado é divulgado em seis dias,” explica.

PROTOCOLOS
Uma comissão médica, junto com equipe da Secretaria da Saúde, realizam a construção de um protocolo médico para aplicação dos novos testes. “Queremos estabelecer até a próxima semana os critérios para utilização destes kits. A proposta é ter uma linha de atuação que possa colaborar com toda a rede de atendimento em saúde do nosso município,” argumenta.

Guilherme Siebeneichler