Saúde municipal prepara novas ações de combate ao Aedes Aegypt

Olá Jornal
junho27/ 2019

Com a destinação de novos recursos por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a prefeitura de Venâncio Aires prepara mais ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. A Capital do Chimarrão desde março tem intensificado ações de combate ao Aedes Aegypt, já que o município está incluído junto com outras 200 cidades, com proliferação do inseto. Na última semana o Governo do Estado confirmou a destinação de R$ 34 mil para ampliação das campanhas na cidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), a pasta aguarda o depósito dos valores, para avaliação de quais linhas de atuação serão tomadas. “Este recurso de ser utilizado em ações de prevenção. Ainda vamos definir exatamente em quais projetos e se iremos criar novos.”

FOCOS
O município registrou um caso de dengue, de um paciente que contraiu a doença em Santa Cruz do Sul. Neste ano já foram identificados oito focos de mosquito Aedes Aegypt. As larvas foram coletadas nos bairros Aviação, Cruzeiro, Centro e Xangrilá. Atualmente o Centro de Endemias mantém 32 pontos de coleta para análise de larvas de mosquito, nos principais bairros da cidade.

FORÇA-TAREFA
No fim de março a Saúde Municipal realizou mutirões de combate ao foco do mosquito transmissor da dengue. A iniciativa contou com apoio do 7º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul (7ºBIB).

REGIÃO
Santa Cruz do Sul possuía até esta segunda-feira, 24, 19 casos de dengue confirmados e 98 notificações da doença. Na cidade vizinha , os bairros com mais registros são: Universitário, Santo Inácio e Centro. Na área de atuação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), além de Santa Cruz, há notificações em Rio Pardo, Venâncio Aires, Mato Leitão e Vale do Sol.

Olá Jornal