Saúde Municipal cancela consultas odontológicas e prioriza antedimentos nas UBS para pacientes de urgências e emergências

Olá Jornal
março18/ 2020

A reunião desta manhã, 18, do Comitê de Saúde fez novas definições em relação aos atendimentos nas Unidades Básica de Saúde (UBS). A partir de hoje estão canceladas as consultas odontológicas agendadas, apenas serão atendidos pacientes de urgências e emergências. Além disso, os exames pré-câncer também estão cancelados e a ação alusiva ao dia das mulheres, que ocorreria no próximo dia 21, sábado, também foi cancelada.

Com orientação do Ministério da Saúde, as receitas médicas estão todas prorrogadas, sendo as de medicamentos controlados por seis meses e os contínuos por um ano. Pacientes não precisam mais trocar as receitas, assim evitando a busca pelos Postos para o serviço.

O Comitê também orienta que os usuários só busquem o atendimento médico nas Unidades em caso de necessidade ou aqueles que possuem as consultadas agendadas, a finalidade é que se diminua o fluxo de pessoas nos postos.

Amanhã, 19, o comitê se reunirá com proprietários de academias do Município para que se definam regras para o atendimento e/ou fechamento dos locais. O encontro será fechado apenas com proprietários ou responsáveis legais dos estabelecimentos. A agenda será às 14h na Sala de Reuniões do Gabinete.

PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS
Pessoas com sintomas graves de problemas respiratórios, como falta de ar, e quadro elevado de febre devem procurar atendimento na UPA ou no Hospital. Demais pacientes com sintomas respiratórios que viajaram para o exterior ou tiverem contato com alguém que retornou de outros países devem procurar orientação com a Vigilância exclusivamente através do telefone 997996570 ou 150 e seguir as orientações corretas para o isolamento domiciliar.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing 

Olá Jornal