Saúde municipal avalia sistema de agendamento de consultas médicas

Olá Jornal
dezembro06/ 2017

Implantado em março deste ano pela atual Gestão do Município, o sistema de marcação de consultas e exames terminou com o sofrimento de anos dos munícipes venâncio-airenses. Um dos locais que normalmente registrava muitas pessoas virando a noite para a marcação de consultas era o Posto de Saúde do Bairro Santa Tecla. Durante anos as pessoas viravam a noite sentada diante da unidade de saúde para marcar uma consulta com oftalmologista e depois precisavam voltar na data marcada para efetivamente consultar com o especialista.

O Sistema implantado pela Secretaria de Saúde para esta especialidade no último dia 08 de novembro tem hoje outra realidade, com consultas agendadas sem data ou horário específico, os usuários são avisados pelos servidores do dia e hora da consulta e assim os pacientes se dirigem até a unidade e com agilidade conseguem o diagnóstico do problema sem precisar madrugar na fila.

Na manhã desta quarta-feira, 06, os pacientes oftalmológicos foram atendidos e as 8h30min, todos já estavam liberados. Juliana Soares, 32 anos, moradora de Vila Mariante, foi a última paciente atendida e muito satisfeita elogiou o sistema. “Marquei a consulta no posto de Mariante há uns 30 dias e hoje já vim para consulta, o pessoal do posto lá que me avisou o dia e a hora que tinham marcado”, disse. Atualmente a fila virtual aguardando uma consulta com oftalmologista possui mil e 500 usuários, o período de espera entre a marcação e a efetivação da consulta é de aproximadamente 30 dias.

O sistema garante ainda uma justiça com todos os pacientes, já que as consultas são marcadas de forma igualitária, o que não acontecia anteriormente. Os usuários precisam apenas se encaminham a qualquer unidade de saúde do município e marcam presencialmente a consulta com especialista a qualquer momento, após o sistema da Secretaria de Saúde informa via SMS o horário, o dia, o local da consulta para o paciente. A marcação das consultas ocorre, de acordo com a ordem da fila, por dia e hora dos pedidos, sendo que 60% das consultas serão de pacientes prioritários como idosos, usuários portadores de encaminhamentos médicos e crianças de até seis anos.

Doação de óculos

A Equipe de Servidores da unidade do Bairro Santa Tecla, além das consultas com oftalmologista, busca também fornecer óculos aos necessitados através de doação. Para isso solicitam que quem tiver óculos em casa em bom estado e que não utiliza mais, pode enviar a unidade ou entregar na Secretaria de Saúde, pois após passar por avaliação de grau, pode ser destinada a algum usuário com necessidade. A paciente Juliana Soares de Vila Mariante, após a consulta realizada hoje, já saiu do posto com o óculos necessário para a correção da sua visão.

Zerar as Filas

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o objetivo é dar continuidade da implantação gradativa do sistema de marcação de consultas com especialidades médicas e em um prazo de 180 dias atingir todas as especialidades, inclusive, as consultas ginecológicas, com pediatra e consultas com clínicos gerais. Eliminando por completo a necessidade dos munícipes passarem a noite ou parte da madrugada diante das unidades.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal