Sarau Farrapo resgata espírito aguerrido dos servidores

Guilherme Siebeneichler
setembro19/ 2017

O 20 de Setembro marca a luta dos gaúchos por um qualidade melhor de vida. Apesar da centena de anos que divide a Guerra dos Farrapos da atualidade, a batalha diária travada por todos gaúchos ainda tem a mesma origem: A busca por dias melhores na economia, na educação, na segurança, no dia-a-dia do povo do Rio Grande do Sul. E foi com este espírito aguerrido que os Servidores Municipais iniciaram esta terça-feira, 19, véspera de feriado, em um Sarau Farrapo que reuniu os colaboradores em torno da tradição gaúcha.

Com a 1ª Mostra Farrapa de cenário, o Sarau começou com uma saudação do Prefeito Giovane Wickert, que acompanhado do Vice Celso Krämer, relembrou a história do estado comparando com os dias atuais. “Uma história que orgulha não só os gaúchos mas como alimenta a inconformidade de todos nós brasileiros. A luta começou, em pleno Império, justamente por um momento parecido como a gente está vivendo hoje, uma situação econômica difícil onde se pagava muitos impostos e se tinha uma realidade de vida muito difícil”.

As apresentações no Saguão principal da Prefeitura inicaram com a declamação do Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, João Moacir Ferreira, conhecido no meio tradicionalista, Ferreira contou a história “Buchicho” de autoria de Valter Farias. Depois foi a vez do Coral Mateando Canções, formado por funcionários públicos e convidados, realizar uma apresentação que emocionou a platéia. O grupo entou as canções: Hino ao Rio Grande do Sul de Cristiano Quevedo; Vento Negro de José Fogaça e Querência Amada de Teixerinha. O Sarau terminou com a apresentação de Ismael Saner, um dos gestores do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que embalou os colaboradores ao som de Canto Alegretense de Neto Fagundes.

A 1ª Mostra Farrapa ficará à disposição do público até a próxima semana. Os itens que compõe a exposição foram emprestados pelos próprios servidores e contou também com a colaboração das Lojas Bade, Maspen e ainda da Caravana Luzes de Natal. Os festejos em torno da Semana Farroupilha na Prefeitura foram desenvolvidos pelo Gabinete do Prefeito em conjunto com o Departamento de Comunicação Social e tiveram como curadora a Professora Grasielle Hoffmann Vogt.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing 

Guilherme Siebeneichler