Santa Cruz realiza seu maior evento e reúne mil trabalhadores no Dia Nacional da Construção Social

Guilherme Siebeneichler
agosto21/ 2017

Com uma tarde de tempo bom, contrariando todas as previsões meteorológicas, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado neste sábado, 19, no Centro Esportivo do Sesi, no Bairro Arroio Grande, registrou seu maior público, em seis edições. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), com realização do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e do Sesi-RS, contou com a participação de mil trabalhadores e familiares. Das 13h30 às 17 horas, eles participaram de diversas atividades de saúde, lazer e cidadania.

A solenidade de abertura, às 15 horas, foi prestigiada por autoridades e convidados – entre eles, o vice-presidente Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e presidente do Conselho Consultivo do Sesi, Flavio Haas – e abrilhantada pela banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), que executou os Hinos Nacional e Rio-Grandense. Em seu pronunciamento, o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Carlos Augusto Gerhard, destacou a importância do evento, como integração entre trabalhadores e seus familiares e como fortalecimento do setor da construção civil no município. “É um evento que, além de proporcionar atividades voltadas à saúde e qualidade de vida, busca estimular a participação do trabalhador na construção da sociedade melhor, sendo agente de transformação”, frisou Gerhard.

Durante toda a tarde, os estandes estiveram bastante movimentados, principalmente nos exames de glicose, massagem, meditação e orientações nutricional, postural e qualidade de vida. A cabine de fotos, mais uma vez, chamou atenção dos participantes, que puderam levaram para casa uma fotografia impressa do evento. As crianças se divertiram com pintura de rosto, ponte de cordas, escolinha de trânsito, oficina da pop cake e praça de brinquedos, com destaque para o touro mecânico e infláveis gigantes. Muitos trabalhadores também aproveitaram o evento para dar uma renovada no visual, com serviços de avaliação capilar e facial, manicure e corte de cabelo. No encerramento, dezenas de brindes foram sorteados entre os participantes.

Homenagens

Durante o DNCS também foram realizadas homenagens aos trabalhadores da indústria da construção considerados Casos de Sucesso. Ao todo, 10 profissionais de empresas locais receberam o reconhecimento. Pedro Paulo Gonçalves, 60 anos, carpinteiro da Suhma Engenharia há 30 anos – mais antigo na área entre os homenageados – foi um deles. Ele e esposa Soleni Gonçalves participaram de todas as edições do evento em Santa Cruz do Sul (RS). “Participamos de todos até hoje. É muito bom. Este ano trouxemos os filhos e os netos para aproveitar também”, destacou ele.

Gonçalves, após três décadas de dedicação à construção civil está aposentado, mas segue trabalhando. “Não consigo ficar parado. A empresa é minha segunda família, a gente se acostuma”, enfatiza. Com muito orgulho, lembra de todos os prédios que ajudou a erguer neste período, em Santa Cruz e em municípios vizinhos. “É uma vida inteira dedicada à construção. É o que eu sei e gosto de fazer”, completa.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Guilherme Siebeneichler