Santa Cruz do Sul está em festa: começou a 33ª Oktoberfest

Guilherme Siebeneichler
outubro05/ 2017

A noite agradável de quarta-feira, 4, foi propicia para brindar o início da 33ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que se estende até o dia 15 de outubro. Cerca de 20 mil de pessoas prestigiaram as diversas atrações que marcaram a abertura da maior festa alemã do Rio Grande do Sul. No Pavilhão Central ocorreu a solenidade oficial para autoridades, patrocinadores e convidados. No Ginásio Poliesportivo, o Grupo Tholl apresentou o espetáculo Cirquin, e no Lonão, a dupla Oswaldir e Carlos Magrão fez o show A Última Querência Amada.

Na abertura oficial, a Rainha da 33ª Oktoberfest, Milena Maiara Rachor e suas princesas, Thartieri Assmann e Mylena Gehrke entraram ao som da música Barril de Chope, interpretada pela Banda Munich, e apresentaram uma dança coreografada. Durante os pronunciamentos, o presidente da Festa da Alegria, Djalmar Ernani Marquardt, pediu a presença da equipe de voluntários, responsáveis pelo planejamento da festa. “Nós estamos entregando uma Oktoberfest como nunca se viu, com muita cultura, muita diversão e tudo aquilo que planejamos”, destacou.

O presidente da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), Léo Henrique Schwingel, agradeceu aos patrocinadores e apoiadores da festa que também garantem a realização o evento. Ele ainda relembrou os prejuízos causados pelo forte temporal que atingiu a região de Santa Cruz do Sul no último domingo, 1º, e fez relação com a palavra resiliência. “Capacidade de reagir ao imprevisto e voltar às condições anteriores. Como o parque se apresenta na noite de hoje, demonstra os porquês da Oktoberfest ser robusta e afinada com os propósitos dos seus idealizadores”, ressaltou.

A abertura do evento ainda contou com a presença do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo José Kirst, que fez uma série de agradecimentos e falou sobre a parceria com a Assemp para a realização da Oktoberfest, uma festa exitosa que veio para ficar e está situada no parque no coração da cidade. O vice-governador do Rio grande do Sul, José Paulo Cairoli, também prestigiou a solenidade e parabenizou o evento e seus organizadores, bem como apontou a região de Santa Cruz do Sul como uma das mais produtivas do Estado.

A solenidade teve a presença da família símbolo da Festa da Alegria, integrada por Fritz, Frida, Max e Milie; de grupos de danças do Centro Cultural 25 de Julho e da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz; e diversas bandinhas típicas. Entre outros momentos marcantes da abertura oficial estavam uma reflexão da Rainha Milena sobre a Fé, uma interpretação da origem da Oktoberfest em forma de dança e teatro, coquetel típico alemão ao som da Santa Brass Band e, por fim, a tradicional polonaise que abriu o baile com a Banda Ghermania.

CRÉDITO: Four Comunicação

FOTO: Rodrigo Assmann

Guilherme Siebeneichler