Sandra Wagner lidera mulheres em evento contra a Reforma da Previdência

Guilherme Siebeneichler
março08/ 2017

Abrindo o 22º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, cerca de 5 mil pessoas foram às ruas de Mato Leitão para se manifestar contra a Reforma da Previdência, imposta pelo Governo Federal através da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287. O ato, assim como o evento festivo, foi organizado pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, na qual o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR-VA) faz parte. A prefeitura de Mato Leitão foi parceira na organização do encontro.

As trabalhadoras rurais se reuniram em frente a Igreja Matriz Santa Inês e, depois, seguiram em caminhada até a SEUBV. Ao longo do percurso, palavras de ordem como ‘Nenhum direito a menos!’, foram exclamadas em alusão as consequências da PEC 287. Após a movimentação, ocorreu a abertura oficial do 22º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais, no segundo pavilhão do centro de eventos.

Após fala de autoridades, em um dos pronunciamentos mais marcantes da abertura, a Primeira Dama do município de Mato Leitão, Vera Böhn, emocionou a todos com uma fala sobre direito das mulheres e igualdade de gêneros. “Nós não queremos tomar o lugar dos homens. Mas nós queremos que eles estejam do nosso lado.” Na oportunidade, mulheres de outros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais realizaram um ato com a bandeira da entidade de cada localidade presente no evento.

Uma das organizadoras do evento, a secretária e membro da diretoria do STR-VA e Vereadora, Sandra Wagner destacou a importância da mulher trabalhadora em movimentos e manifestações. “É fundamental que a mulher vá para a rua e mostre a sua força, afinal ela tem um papel muito importante na sociedade.”

Aproximando o ato contra a reforma da previdência, os trabalhadores presentes puderam ouvir uma palestra explicativa sobre a PEC 287, com a Advogada especialista em Direito Previdenciário, Ana Berwanger. Após o almoço, o evento seguiu durante a tarde com apresentações culturais, shows e reunião dançante. Em outro ambiente, durante todo o dia houve exposição de orquídeas, flores e também artesanato rural.

CRÉDITO: Assessoria de Imprensa Sandra Wagner (PSB)

Guilherme Siebeneichler