Sandra Wagner deve presidir a Câmara de Vereadores em 2018

Olá Jornal
dezembro20/ 2017

Em acordo com os partidos que compõem a Câmara de Vereadores, ligados a base governista, a mesa diretiva foi desenhada, pelo menos nos três primeiros anos. Seguindo o acordado, a chapa liderada pela vereadora Sandra Wagner (PSB) estará na disputa para comandar a mesa diretora ao longo de 2018. Até esta segunda-feira não houve indicativo de chapa de oposição. A eleição ocorre em sessão antecipada nesta quarta-feira, 20.

Na inscrição da chapa, irão integrar além da Sandra, como presidente, André Puthin (PDMB) de vice, Helena da Rosa (PMDB) como 1ª secretária e José da Rosa (PSD), como 2º secretário.  Sandra argumenta que a composição da chapa levou em consideração também lideranças de outros partidos. “Buscamos uma aliança para contemplar mais partidos do Legislativo. É um compromisso que estamos buscando para aprimorar os trabalhos da Câmara.”

Se eleita, a vereadora desta que irá reunir a mesa diretiva para discutir e analisar os trabalhos do Legislativo Municipal ao longo de 2017. “Queremos reunir mais vezes a mesa diretora para discutir as ações do Parlamento Municipal. Isso é preciso, já que existem muitas demandas internas e de debates com a população. ”Se neste ano o presidente Gilberto dos Santos (PTB) economizou recursos para devolver ao Executivo Municipal, Sandra pretende gerar economia e aplicar na saúde. “Ainda existem muitas pessoas nas filas por cirurgias, por isso a economia de despesas terá um foco no setor da saúde,” ressalta.

OPOSIÇÃO
Nos bastidores os vereadores de oposição articulavam a formalização de uma chapa com membros da bancada oposicionista. Entretanto não houve confirmação de uma candidatura para disputar a presidência do Legislativo Municipal até esta terça-feira, 19.

VOTO ABERTO
Ainda no ano passado a votação para eleição da mesa diretora era feita por voto secreto. Entretanto, em 2017 uma mudança na Lei Orgânica municipal, para adequação, extinguiu votos secretos em votações parlamentares. A medida segue determinação de emenda na Constituição Federal que proíbe qualquer tipo de voto secreto em processos legislativos.

Olá Jornal