Sandra Wagner assina carta-compromisso sobre sustentabilidade em Venâncio

Guilherme Siebeneichler
janeiro13/ 2017

A Vereadora Sandra Wagner (PSB) entregou, nesta quinta-feira, 12, uma carta-compromisso ao Presidente do Instituto Gaúcho de Sustentabilidade, Volnei Alves Corrêa. O documento chama atenção para o tema e propõe, através da Agenda 21, ações integradas entre o Governo e a Comunidade, buscando estabelecer uma forma de trabalho e engajamento social com participação direta dos venâncio-airenses.

Agricultura Sustentável, Cidade Sustentável, Infraestrutura e Integração Regional, Gestão de Recursos Naturais, Redução das desigualdades sociais e Desenvolvimento Sustentável são os seis principais eixos de ações da Agenda 21. Para a vereadora, mais do que um compromisso, é preciso que haja participação e conscientização sobre o assunto. “Acredito que toda a população tenha que ter conhecimento para saber mensurar a importância e o impacto da sustentabilidade na vida de cada um de nós e, assim, defender essa causa”, frisa.

Em sua fala na tribuna, durante a sessão da última segunda-feira, 09, Sandra fez um pedido para que todos os vereadores também assinassem a carta-compromisso. “Precisamos nos posicionar. Nas conversas com o Presidente do Instituto, vejo vários caminhos que podemos trilhar, como alguns projetos cooperativos, nos quais os próprios moradores dos bairros serão agentes importantes”. Por acreditar que seja fundamental haver mais informações sobre o tema, Wagner também fez um requerimento de uso de tribuna livre para Volnei Correa, que terá tempo reservado na próxima sessão, no dia 16.

Conforme o Presidente do IGS, Volnei Corrêa, uma das principais propostas é fomentar a participação da comunidade para dar continuidade ao projeto independente da Administração Municipal. “Precisamos sensibilizar e mobilizar a população para as ações seguirem”. Outro ponto enfatizado foi a realização de um estudo geral sobre o município. “Com a Agenda 21, queremos mapear vários pontos de Venâncio e buscar a realização de melhorias a partir do estudo, como a preservação das nascentes do arroio castelhano, através do projeto Produtor de Água”, relatou.

CRÉDITO: Assessoria da vereadora Sandra Wagner (PSB)

Guilherme Siebeneichler