“Salve, Venâncio Aires, belo recanto do Brasil” será o tema para Semana da Pátria

Janine Niedermeyer
junho22/ 2016

Reunidos na tarde desta quarta-feira, 22, os integrantes da Comissão Organizadora de mais uma Semana da Pátria em Venâncio Aires encaminharam algumas definições. A principal se refere a temática do evento, para o mês de setembro. No município, os momentos cívicos irão girar em torno do tema, “Salve, Venâncio Aires, belo recanto do Brasil”.

A frase surgiu como proposta de valorização à cidade e ao hino do município, também resgatando a letra dessa composição, hoje pouco lembrada por parte da população. Dentro desse slogan, as escolas de todas as redes de ensino (municipal, estadual e particular) irão trabalhar a produção de desenhos, para formar o folder de divulgação.

As categorias seguem sendo anos iniciais, anos finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As produções poderão ser entregues até 8 de julho na Secretaria Municipal de Educação e após essa data serão selecionados os principais. A forma de escolha dos desenhos vencedores ainda está sendo pensada, mas uma opção é criar uma enquete para votação pela internet, mobilizando assim a comunidade.

Em 2016, o desfile cívico já está acertado para 7 de setembro. A chegada do Fogo Simbólico da Pátria ao município ainda não tem data estabelecida, mas ocorrerá na segunda quinzena de agosto. Neste ano, o tema nacional estabelecido é o centenário da Liga de Defesa Nacional (associação cívico-cultural brasileira), que foi criada no ano de 1916.

No Rio Grande do Sul, as homenagens em nível estadual estarão focadas no centenário da Academia de Polícia Militar e no cinquentenário do município de Cachoeirinha. O fogo chegará ao estado no dia 14 de agosto, com solenidade de recepção às 11h na Igreja Matriz da cidade de Cachoeirinha.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer