• Hoje é: quarta-feira, janeiro 24, 2018

SAC completa três meses com números expressivos de atendimentos

Guilherme Siebeneichler
agosto30/ 2017

O Serviço de Informação ao Cidadão (SAC) completa três meses de atuação no município de Venâncio Aires. Implantado em maio, o SAC visa facilitar o acesso a informação junto às organizações públicas, melhorando o bom relacionamento entre o cidadão e o poder público, com isso ampliando a transparência das ações.

A comunidade tem o aplicativo Fiscale.VC à disposição, nele podem ser feitas denúncias, reclamações e solicitações. Além disso, tem a estrutura física, localizada no prédio principal da prefeitura, tornando o SAC acessível a qualquer munícipe, dando visibilidade ao cidadão.

Em média são feitos 70 atendimentos por dia, sejam eles presencialmente, por e-mail, facebook, telefone, ou aplicativo. Os primeiros meses da implantação foram com números significativos. O número de solicitações registradas ultrapassaram os mil e 800 pedidos, desses 96% foram respondidas e 62% foram realizadas e concluídas.

O Gestor do SAC, Guilherme Hautzinger, destaca que a população necessitava de um local de centralização de solicitações e avalia que ainda é preciso avançar no atendimento de alguns serviços prestados. “A grande satisfação encontrada é poder entrar em contato com o cidadão não somente no início do processo, mas também ao final, quando o encerramento se da ao ligar para os munícipes para conversar sobre a qualidade dos serviços e sugestões para sua melhoria. Dar transparência e impessoalidade aos processos é o foco principal do Serviço de Atendimento ao Cidadão”, afirma Hautzinger.

O SAC tem o papel de auxiliar na continua melhoria dos serviços públicos, o que representa uma busca incessante e incansável pela qualidade e pela excelência, além disso, os canais de comunicação dos órgãos públicos tem cada vez mais importância, sendo para informar, dar transparência ou mesmo acelerar os processos para satisfazer as necessidades do cidadão.

Cabe ao SAC colaborar no mínimo para uma gestão participativa na Administração Pública. Dessa forma, um serviço eficiente e ético deve interessar de forma especial e híbrida, tanto como servidores quanto cidadãos. O SAC tem a missão de modificar culturas. Trata-se de um grande desafio, que vem dando resultados positivos ao município.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA