Sábado tem sorteio de grupos do Gaúcho de Futebol Americano 2017

Janine Niedermeyer
dezembro09/ 2016

O Futebol Americano no Rio Grande do Sul cresce a passos largos a cada temporada. Em 2017, 12 clubes irão participar do Campeonato Gaúcho, que o tornará o maior da história até aqui, em número de participantes, tendo a presença do Bulldogs de Venâncio Aires pela segunda vez.

Comunicado feito no início da semana pela Federação Gaúcha da categoria detalha a forma que se dará a divisão do estadual. O principal motivo do novo formato é a entrada de dois novos times: Porto Alegre Gorillas e Carlos Barbosa Ximangos.

O sorteio que dividirá os times em dois grupos de seis para a disputa do Gauchão 2017 acontece amanhã (10/12), às 10h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol Americano, em Porto Alegre. O evento terá transmissão AO VIVO pelo nosso Facebook.

Na 1ª fase da competição, as equipes jogam em sistema todos contra todos (cinco jogos cada) classificando o melhor de cada grupo para a semifinal e o segundo e terceiro de cada grupo para o wild card. Os semifinalistas enfrentarão os vencedores de wild card, e os vencedores da semifinal farão a grande final.

SORTEIO DE GRUPOS:
O sorteio será dividido em quatro etapas. Nesta ordem, os 12 times participantes serão distribuídos da seguinte forma:
1) Campeão (Soldiers) e vice-campeão (Juventude) de 2016 serão os cabeças de chave, sendo sorteados um para cada grupo (A e B);
2) Os dois estreantes no campeonato (Gorillas e Ximangos) serão sorteados um para cada chave;
3) Demais times de Porto Alegre (Bulls, Pumpkins e Redskulls) serão sorteados um para a chave onde já estiver o Gorillas e os outros dois para a chave oposta. Desta forma, haverão dois times da capital em cada grupo;
4) As equipes restantes (Bulldogs F.A., Santa Cruz Chacais, Ijuí Drones, Bento Gonçalves Snakes e São Leopoldo Mustangs) serão sorteadas três para o grupo em que estiver o Gorillas e duas para o outro grupo, de maneira a completar os seis times em cada chave.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá Jornal

Janine Niedermeyer