Sábado de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação

Olá Jornal
outubro16/ 2020

No sábado, 17, será realizado o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de um a menores de cinco anos e Multivacinação para crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

A meta para esta campanha, de acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Carla Lili Müller, é de que 2.869 mil crianças sejam vacinadas contra a Poliomielite e para a Multivacinação, cerca de 12.877 mil crianças e adolescentes sejam imunizadas. Ao todo, serão dez pontos de atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Venâncio, em turnos intercalados.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é, além de aumentar as coberturas das vacinas, diminuir ou controlar a incidência de doenças como o tétano, o sarampo e a febre amarela. A meta da Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D. Na Multivacinação, considerando que a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, a avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período. Outro ponto importante é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil e aumentar as coberturas vacinais.

Para as crianças que estiverem com a vacina em atraso, haverá a atualização. Já a Multivacinação atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Até o corrente mês, só a metade das crianças brasileiras receberam todas as vacinas contidas no cronograma.

O setor de Vigilância Epidemiológica, através da Secretaria de Saúde, reforça para que neste sábado, os documentos como carteira de vacinas e cartão SUS sejam apresentados no ato. Não receberá a dose a criança sem o cartão de vacinas, todas elas são registradas e vinculadas unitariamente.

Onde vacinar:

Das 8h às 16h30min:

ESF 1 – Caic

ESF 2 – Coronel Brito

ESF 3 – Macedo

ESF 4 – Santa tecla

UBS Central

UBS Gressler

UBS Santa Tecla


Das 8h às 12h:


ESF 7 – Mariante

UBS Deodoro

UBS Centro Linha Brasil

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal