Sábado de debates sobre mudanças Trabalhistas e a reforma da Previdência

Guilherme Siebeneichler
fevereiro20/ 2017

A Câmara de Vereadores foi palco para a união de sete sindicatos em defesa dos trabalhadores de diversos setores da economia local. No sábado, 18, pela manhã as lideranças sindicais, trabalhadores e produtores rurais, participaram de evento que discutiu as mudanças propostas pelo governo federal para a contratação de profissionais e a obtenção da aposentadoria.

Durante os debates ocorreram falas da advogada e pós-graduanda em Direito Previdenciário, Ana Dilene Wilhelm Berwanger, e do advogado Daniel Fontana.  “Somos um país jovem e precisamos avançar em vários pontos, inclusive nas aposentadorias e nas leis trabalhistas, mas tudo precisa de ampla discussão com todos os membros da sociedade,” destacou Fontana.

Os representantes sindicais demostram preocupação com a aprovação das mudanças nas contratações e no regime de previdência, especialmente porque o atual governo possui maioria no Congresso Nacional. “Sabemos que as informações divulgadas pelo governo não são reais. Os trabalhadores rurais não podem ser prejudicados. Essa conta não pode estourar no lado mais fraco,” argumenta Ana.

O Comitê Municipal Supras Sindical é organizado por representantes dos Sindicatos da Alimentação, Calçadistas, Metalúrgicos, Servidores Públicos, Construção Civil e Trabalhadores Rurais. Para os próximos dias o grupo deve realizar novas mobilizações. Na terça-feira, 21, ocorre em Santa Cruz do Sul caminhada de protesto contra a PEC 287, que propõe a reforma previdenciária.

O evento é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A abertura está marcada para às 9h em frente ao parque da Oktoberfest, com expectativa de reunir até 10 mil pessoas. Venâncio Aires vai participar do ato com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), sendo que já estão confirmados 22 ônibus. Cerca de mil venâncio-airenses irão integrar o movimento na cidade vizinha.

FOTO: Guilherme Siebeneichler

Guilherme Siebeneichler