RS terá sol e aumento da temperatura nesta quinta-feira

Olá Jornal
setembro06/ 2018

Nevoeiros reduzem a visibilidade no começo da manhã desta quinta-feira, sobretudo entre o Centro e o Norte do Estado. O ar seco garante mais um dia ensolarado em todas as regiões com aquecimento maior a tarde.

O vento predomina fraco do quadrante Norte e ajuda a escoar a água dos rios em situação de cheia. O feriado da Independência do Brasil terá tempo proveitoso, mas não se afasta a presença de neblina. Esquenta rápido à tarde e faz calor em algumas regiões.

As mínimas rondam 2ºC em São José dos Ausentes e 7°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Rosa e 28°C em Santiago. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 8°C e 26°C.

A pergunta recorrente depois de três meses de temperatura perto ou abaixo da média neste inverno é sobre quando acaba o frio. O mês de setembro começa a marcar a transição para o período mais quente do ano, logo dias de temperatura mais alta começam a se tornar mais frequentes.

Levantamento histórico, com base nos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, revela que na estação do Jardim Botânico em Porto Alegre houve nove dias com mais de 30ºC em setembro em 2017, um em 2016, nenhum em 2015, dois em 2014, cinco em 2013, um em 2012, dois em 2011 e nenhum em 2010. O ano passado, em especial, foi muito quente.

Olá Jornal