Rotary Venâncio Aires apoia projeto anti-violência

Olá Jornal
março13/ 2020

O Rotary Club Venâncio Aires reforça apoio ao projeto Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar – Direitos e Garantias Legais da Mulher, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Contrato prevendo repasse financeiro foi assinado na semana passada, entre a reitora da instituição, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e a representante do Consulado Geral da República Tcheca, Vera Matysikova. O presidente do clube de serviço, João Moacir Laufer Ferreira, elogiou a iniciativa, tanto da instituição quanto do governo tcheco, durante o Seminário em Defesa da Mulher, ocorrido na Câmara de Vereadores, no dia 6.

Na mesma data, pela manhã, Ferreira participou da recepção à Vera em Venâncio Aires. Ela veio acompanhada da coordenadora da Assessoria Internacional da Unisc, Cristiana Mueller, da coordenadora do projeto e professora de Direito da Unisc, Caroline Fockink Ritt, e do professor do Curso de Direito e promotor de Justiça, Eduardo Ritt, que já atuou na Capital Nacional do Chimarrão. E foi recebida na Delegacia pelos delegados Felipe Staub Cano e Vinicius Assunção, pela psicóloga Márcia Preuss, responsável pelo Programa de Atendimento à Mulher (PAM), pelo rotariano e pelo ex-presidente do Rotary e diretor do Museu de Venâncio Aires, Flávio Luiz Seibt.

Ferreira, que é advogado, afirma que é desejo do Rotary Club Venâncio Aires se integrar ao projeto. “Nos propormos a conversar, a nos reunir com a Unisc, para ampliarmos a iniciativa, oferecendo apoio às mulheres do município, principalmente as vítimas de violência doméstica.”

Conforme divulgado no site da Universidade, o projeto existe há sete anos, focado no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A instituição de ensino superior considera esse aporte financeiro, destinado pelo governo da República Tcheca, uma contribuição para que os direitos humanos possam ser garantidos às vítimas, na tentativa de mudar a realidade.

CRÉDITO: AI Rotary Venâncio Aires

Olá Jornal