Rotary comemora a Revolução Farroupilha

Olá Jornal
setembro18/ 2020

Nesta quinta-feira, 17, a reunião semanal do Rotary Venâncio Airesfoi presencial, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Para marcar os 185 anos da Revolução Farroupilha, o presidente João Moacir Laufer Ferreira palestrou sobre a Batalha do Seival, que levou um dos líderes revolucionários, Antônio de Sousa Neto, a proclamar a República Riograndense.

A tropa rebelde, com cerca de 400 homens, foi enviada por Bento Gonçalves a Bagé, onde encontrava-se o comandante imperial João Silva Tavares e aproximadamente 560 soldados. O fato que levou os farroupilhas a vencerem a peleia, observou o rotariano, foi a acidental disparada do cavalo de Tavares durante a peleia, dando impressão de fuga.

A reunião, dentro da Semana Farroupilha – 13 a 20 de setembro -, foi aberta com a entrada do pavilhão nacional e a entoação do Hino Riograndense. Além de homenagear o líderes farrapos, o encontro fez referências aos imigrantes, importantes na formação do Rio Grande do Sul. Para representá-los, a companheira Carmen Goerck se apresentou em traje germânico estilizado.

Também se manifestaram o futuro governador Tabajara Ramalho de Andrade (gestão 2021/2022), que entregou a Ferreira um exemplar do Anuário do Café, editado pelo Grupo Gazeta; o governador da gestão 2019/2020, Joseph Michel Fayad; o presidente da Loja Maçônica Luz do Oriente, Ronaldo Basso, e o prefeito Giovane Wickert, que também representou o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão.

Ainda prestigiaram o evento, o presidente do Rotary Club Satélite Novas Gerações, Fábio Wille; o presidente do Lions Club Venâncio Aires Centro, Egon Sniedze, e o vice-patrão do CTG Erva Mate, Marcos Cesar Roessler.

A noite se encerrou com o violão e voz do músico Beto Sampaio, integrante do Grupo Fandangaço.

CRÉDITO: AI Rotary Venâncio Aires

Olá Jornal