Romeu Schneider é reconduzido para a presidência da Câmara Setorial do Tabaco

Guilherme Siebeneichler
abril19/ 2017

Após nove anos à frente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, o secretário da Afubra, Romeu Schneider, volta a assumir a presidência. Nos dois últimos anos o ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), liderou os trabalhos em defesa do setor produtivo do fumo. O órgão está ligado ao Ministério da Agricultura.

Conforme Schneider, o novo mandato terá enfoque nas ações de combate ao mercado ilegal de cigarros. “Queremos seguir o trabalho realizado por Artus e garantir ações efetivas no combate ao comércio ilegal. O governo tem feito ações que colaboram com o produto irregular.”

Na avaliação do presidente, o aumento de tributos sobre os cigarros brasileiros, além de diminuir a comercialização, fomenta o produto ilegal. “O governo acha que com aumento dos impostos vai aumentar a arrecadação, mas não é isso que ocorre, ele derruba as vendas,” argumenta.

PRONAF 

A restrição aos financiamentos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os produtores de tabaco que não comprovam o percentual de 40% da área diversifica com outras culturas, segue na pauta de debates da Câmara Setorial do Tabaco. Schneider revela que uma audiência será agendada com o Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir a situação dos financiamentos e buscam uma decisão final.

Na avaliação do grupo, a restrição ao financiamento por meio do Pronaf ao invés de fomentar a diversificação das lavouras de tabaco, barra o desenvolvimento e compra de equipamentos para fomento de outras produções agrícolas.

Guilherme Siebeneichler