Rodeio Artístico traz a dança regional para Fenachim

Janine Niedermeyer
maio08/ 2016

Uma das atrações desse domingo, 8, de Dia das Mães na Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) é o Rodeio Artístico. A programação acontece junto ao Palco Super Lenz, no antigo bochódromo, na parque baixa do Parque do Chimarrão. Conforme a secretária da Fenachim e responsável pelo evento artístico, Luce Carmen Mayer, foram 16 invernadas inscritas de seis CTG’s diferentes.

Os grupos vêm, além de Venâncio Aires, dos municípios de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Rio Pardo. “Na parte da manhã dançaram as invernadas xirus, pré-mirim e mirim. Tudo transcorreu dentro do previsto, na maior normalidade possível. À tarde, nós reiniciamos com as invernadas adulta e juvenil”, frisa Luce.

Conforme ela, a atração agrega também público para Fenachim, pois os participantes vêm acompanhados por familiares. “Por sermos uma Festa Nacional do Chimarrão, a parte da cultura gaúcha não poderia faltar. E só estamos recebendo elogios das delegações que passam por aqui.”

No Rodeio Artístico, as invernadas fazem três danças tradicionais, como maçanico, pezinho, chote carreirinho, vaneira marcada, balaio. Dentro disso são avaliados os quesitos: correção, interpretação e harmonia. “São três quesitos tradicionais e uma equipe técnica do MTG, que compõe o grupo de avaliadores, é que vai ver qual o grupo tem o melhor desempenho. Nessa planilha, além da nota, eles colocam uma observação do que eles precisam melhorar.”

As premiações ocorrem no final de todas as apresentações, com a presença das soberanas da 14ª Fenachim e da comissão social.

Janine Niedermeyer