Ritmo das contratações na safra segue tendência de 2020, aponta sindicato

Olá Jornal
março27/ 2021

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, da Alimentação e Afins mantém a projeção de safra mais longa no processamento de tabaco, com manutenção de 4,5 mil postos de trabalho temporários. Isso tudo, frente a elevação de casos de Covid-19 e decretos de isolamento mais duros, em função da lotação dos hospitais. O pico de contratações deve ocorrer entre os meses de maio e julho, segundo aponta a entidade de classe.
Segundo o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, as empresas têm mantido protocolos rigorosos para contratações de safristas e funcionamento das unidades.

Os dirigentes também acompanham o deslocamento dos trabalhadores. “Os protocolos têm sido respeitados também no transporte dos trabalhadores até as usinas de processamento. Os pontos onde ocorrem aglomerações são em frente às fábricas, causadas muitas vezes pelos próprios trabalhadores, e nos pontos de embarque. É um momento que é preciso a colaboração de todos, com o seguimento adequado das normas,” explica.

O sindicato no início do ano estimou que a safra será mais longa, em função das medidas de distanciamento controlado. “Os decretos devem manter o processamento por mais tempo, já que as fábricas não poderão atuar com o número total de trabalhadores. Por isso, o tempo de serviço será maior. Em compensação não deverá ocorrer aumento no número de contratações, mantendo o mesmo patamar do ano passado,” argumenta Sehn.

SALDO POSITIVO
Janeiro fechou com saldo positivo de 821 postos de trabalho em Venâncio Aires. Este volume de empregos, ainda que as contratações de trabalhadores sazonais pelas indústrias de tabaco, é um dos principais motores da empregabilidade regional, ocorre em ritmo diferente até agora. Devido às limitações de operação nas usinas em função da pandemia e ao atraso na finalização da safra nas lavouras em razão da estiagem, a expectativa é que a demanda por safreiros ganhe impulso somente entre maio e junho, e que os contratos sejam mantidos até mais próximo ao fim do ano. Os dados de fevereiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados serão divulgados pelo Ministério da Economia até o fim da semana.

FOTO: Guilherme Siebeneichler/Arquivo Olá

Olá Jornal