RGE inaugura nova Estação Avançada em Venâncio Aires 

Olá Jornal
abril11/ 2022

A RGE inaugura nesta quarta-feira, 13 de abril, a nova Estação Avançada em Venâncio Aires. Na prática, a Estação Avançada (EA) é uma estrutura que concentra as atividades operacionais da empresa, abrigando frota, equipamentos, materiais e equipes de manutenção e obras para atendimento de Venâncio Aires e outros municípios da região, como Mato Leitão, Sério, Taquari e General Câmara. O investimento total da obra foi de R$ 3 milhões. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 17h e contará com a presença do diretor-presidente da RGE, Marco Antônio Villela de Abreu.

Trata-se de um projeto moderno, que possibilita maior agilidade, concentrando todas as etapas de operação em um único local. Um dos aspectos mais relevantes nesta obra são os diversos itens que vão ao encontro da sustentabilidade. Na obra foi utilizado o sistema Lean Construction do tipo Concreto-PVC. “Esse sistema é constituído de formas de PVC que após a concretagem se incorpora à construção e se torna o acabamento. Traz benefícios como menor geração de resíduos durante a execução, não necessita pintura, possui ótimo conforto térmico e acústico, baixa e fácil manutenção, alta resistência a fogo com material autoextinguível e reduz o tempo de obra em até 3 vezes se comparado aos sistemas convencionais”, explica o engenheiro da RGE, Lucas Dornelles, responsável pela obra.

A unidade também tem cisterna para reuso da água da chuva, bacia de amortecimento para reduzir o impacto do volume de água das chuvas na rede pluvial, placas fotovoltaicas para microgeração de energia elétrica e instalação de dois eletropostos, além da preservação de árvores nativas dentro da unidade.

Dornelles acrescenta que esta é a primeira Estação Avançada a ser construída com o sistema Concreto-PVC e a primeira a ter dois eletropostos dentro das unidades da RGE. “Estamos atendendo ao Plano de Sustentabilidade do Grupo CPFL, com inovação e melhoria da qualidade operacional, o que se traduz em benefícios também ao nosso cliente e à toda a sociedade.”

Plano de Sustentabilidade – Essa e outras ações fazem parte do pilar Soluções Inteligentes do plano de sustentabilidade da CPFL Energia, que prevê aplicar até 2024 mais de R$ 1,8 bilhão para impulsionar a transição para uma forma mais sustentável e inteligente de produzir e consumir energia. Dessa forma, vai maximizar os resultados positivos na comunidade e na cadeia de valor, além de reduzir os impactos gerados pela natureza do seu negócio

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL
CRÉDITO: AI CPFL

Olá Jornal