Revogada a lei sobre vigilância 24h nos bancos em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
abril11/ 2017

Por maioria de votos os vereadores de Venâncio Aires aprovaram a revogação da lei que obrigava a contratação de vigilância armada 24 horas em agências bancárias do município. A legislação foi aprovada em setembro do ano passado, porém, não era cobrada pelo Executivo Municipal. Assim como em Santa Cruz do Sul, a obrigatoriedade foi derrubada pelos parlamentares.

A votação do projeto mobilizou os vereadores antes e durante as discussões em plenário. A sessão nem havia iniciado e os parlamentares buscavam apoio para aprovar o projeto revogando a lei, entretanto, vereadores de oposição buscavam apoio para retirar o projeto da pauta de votação e garantir mais tempo de análise e reformulação.

A sessão foi acompanhada, no plenário, de representantes do Sindicato dos Vigilantes de Santa Cruz do Sul e região e por membros da Cooperativa de Crédito Sicredi.

Alguns vereadores sugeriram criar emendas a legislação vigente, buscando adequar a partir das demandas das instituições bancárias e da categoria de profissionais. Entretanto, não obteve apoio da maioria dos parlamentares. Desta forma, a legislação revogando a obrigatoriedade de vigilância armada foi colocado em votação e aprovada, com votos contrários de Tiago Quintana (PDT), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Sid Ferreira (PDT), Ciro Fernandes (PSC), Izaura Landim (PMDB) e Helena da Rosa (PMDB).

A decisão gerou descontentamento dos representantes sindicais que deixaram o plenário questionando a decisão da maioria dos vereadores venâncio-airenses.

Guilherme Siebeneichler