Revisão da lei sobre os Food Trucks será feita no dia 17

Enquanto que outras cidades no estado começam a registrar desinteresse pela comida de rua, após um salto na procura, a burocracia e legislação não acompanharam a demanda de interesse no âmbito local. Isso porque, ainda no ano passado o Executivo buscou alterar o Código de Meio Ambiente e de Posturas para permitir a comercialização de alimentos por meio dos Food Trucks. A proposta foi retirada após polêmicas envolvendo vereadores e comerciantes que já atuam no ramo. Entretanto, o atual governo quer reacender o debate.

Para o próximo dia 17 de maio está agendada uma reunião com secretarias municipais para propor alterações no texto da legislação. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esta situação é uma das demandas que estão em tramitação na Prefeitura. “Estamos fazendo um esboço da lei para discutir com os demais secretários, precisamos agilizar e oportunizar novas fontes de renda e emprego no município,” argumenta Nelsoir Battisti.

Pela proposta encaminhada no ano passado ao Legislativo, seriam ampliados dos atuais oito pontos de comércio, para 17, contemplado bairros e o perímetro rural.

ATRASO
O secretário admite que a lei já deveria estar vigorando e prevendo este tipo de comércio no município. “Há demanda para isso e assim vamos trabalhar para agilizar as alterações. Queremos enviar à Câmara de Vereadores até o fim do mês de junho,” ressalta Battisti.

AUDIÊNCIA
Ainda no ano passado foram realizadas audiências públicas para discutir com a comunidade as alterações propostas pela legislação municipal. A administração municipal quer debater com a população novamente a demanda e buscar adequar o projeto de lei, preservando os comerciantes que já atuam no centro da cidade.

Guilherme Siebeneichler