Reunião do Comitê de Estiagem determina novas ações

Olá Jornal
abril22/ 2020

Encontro nesta segunda-feira, 20, do Comitê de Gerenciamento da Crise de Estiagem debateu as demandas realizadas no decorrer da última semana e pontuou as novas ações que entram em execução nos próximos dias.

Em meio à necessidade de melhorar a captação de água para o abastecimento do Município, uma força tarefa envolvendo as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos e Defesa Civil em parceria com a Corsan, realizará uma obra, em área a ser definida, para acumular água do Arroio Castelhano e, assim, prover de melhor forma a sucção de água para o consumo humano, visto que o nível está cada vez mais baixo, impossibilitando uma absorção suficiente para suprir a necessidade de Venâncio Aires.

De acordo com dados apresentados pelo Chefe de Departamento de Máquinas, Veículos e Implementos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilmar Mohr, as áreas mais precárias encontram-se no 2º Distrito. “Até o momento mais de 330 entregas de água com caminhão pipa foram realizadas. Atualmente há cerca de 70 solicitações de água em espera. Duas equipes trabalham para atender todas as demandas e uma terceira equipe, está em planejamento e formação para diminuir o número de pedidos”, informa.

Outro ponto levantado pelo representante do Corpo de Bombeiros do Município, Tenente Luciano Morais, é a retomada de ocorrências de incêndio em mata. Segundo Moraes, “neste fim de semana foram cinco situações e a tendência, com o retorno calor e tempo seco, é que aumentem as proporções e com isso o gasto de água”, salienta.

Ainda sobre a força tarefa que envolve quatro secretarias e que está em planejamento, o Vice-Prefeito Celso Kramer, acredita que esta união de esforços será uma saída que auxiliará uma melhora na captação de água. “É um plano de ação que estamos estudando utilizando nossa mão-de-obra. E para isso é preciso contar a qualidade de nossos servidores e a total capacidade das equipes”, enfatiza.

Medidas emergenciais

Para amenizar a falta de água nas regiões mais altas de Venâncio Aires, na quarta-feira, 22, pela manhã será entregue em Monte Belo, uma das três caixas d’água de cinco mil litros, adquiridas em compra emergencial pela Prefeitura Municipal. Essa primeira foi comprada com recursos próprios da Secretaria de Desenvolvimento Rural. As outras duas serão adquiridas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social com instalação para as localidades Alto Paredão Pires e Santos Filho. De outra maneira, conforme sugerido no último encontro, foi definida a forma de destinação das vinte caixas d’água doadas pelo Comando Geral da Defesa Civil e que serão destinadas às famílias com maior número de solicitações de abastecimentos desde janeiro, de acordo com a racionalidade e economicidade do bem público. A primeira doação acontecerá também no decorrer desta semana pela Defesa Civil do Município.

Novos caminhos

Na próxima sexta-feira, 24, a partir das 14h, presidentes das Redes Hídricas do Interior se reúnem com o Executivo Municipal para debater sugestões e formas de auxílio das associações na atual crise de estiagem nas localidades de cada Distrito.

Neste sentido, o Prefeito Giovane Wickert entende que é preciso chamar os representantes de cada rede e apresentar-lhes a real situação que estamos vivendo. Para Wickert, “neste momento a união faz a força e a total diferença no bem viver comum. É na ação conjunta que também, podemos amenizar a necessidade diária de cada família nessa escassez de chuvas e possibilidade de sobrevivência humana”, conclui.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal