Reunião com Secretaria Estadual avalia UTI Pediátrica em Venâncio Aires

Olá Jornal
junho25/ 2021

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, convocou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e o administrador do Hospital São Sebastião Mártir, Luis Fernando Siqueira, para uma reunião emergencial virtual na tarde desta sexta-feira, 25, para tratar do projeto de instalação de uma UTI Pediátrica junto ao hospital local. Após encontro com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e aval do governador do Estado, Eduardo Leite, a secretária solicitou agilidade na apresentação do projeto técnico e orçamento para implantação da unidade na Capital do Chimarrão.

O prefeito Jarbas da Rosa explicou à secretária o contexto regional e a prioridade de Venâncio Aires para a instalação da UTI Pediátrica. Apesar de uma campanha comunitária solicitar uma UTI Neonatal no ano passado, a direção do hospital, a administração municipal e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde entendem não ser viável o projeto, especialmente pelo município não contar com maternidade de alto risco nem profissionais habilitados para atuação. “Sem UTI pediátrica na macrorregião e com profissionais capacitados na área de pediatria, o investimento nesta unidade seria ideal para o HSSM e os municípios que não tem esse serviço de referência”, destacou o administrador Luis Fernando Siqueira.

Durante o encontro, a secretária concordou com a habilitação de Venâncio Aires e solicitou que o prefeito Jarbas da Rosa apresente o projeto arquitetônico de adequação do prédio e orçamentos para implantação da nova UTI até a próxima semana. O objetivo é que o encontro aconteça em Porto Alegre e o Estado inclua os investimentos no Orçamento 2022, podendo assim efetivar a unidade no início do próximo ano.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal