Retomada da ERS-244 entre Venâncio e Vale Verde dá novo passo

Olá Jornal
dezembro29/ 2021

A retomada das obras de asfaltamento da ERS-244 entre Venâncio Aires e Vale Verde, passando por Passo do Sobrado, foi pauta de reunião entre diferentes departamentos do Governo Estado, na última segunda-feira, 27. O encontro foi liderado pelo ex-prefeito de Venâncio Aires e atual secretário-adjunto de Obras e Habitação, Giovane Wickert (PSB), que também coordena o Movimento Destrava ERS-244.

Na pauta do encontro esteve o andamento da permita entre a empresa Pelotense e o Estado para garantir o andamento da pavimentação, parada há mais duas décadas. A proposta, com sinal verde do governador Eduardo Leite (PSDB), busca destinar área de horto florestal do Estado, para a empreiteira, que assumirá o investimento da retomada da estrada.

A reunião ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre, e contou com a presença do diretor-geral do DAER Luciano Faustino, o Secretário Estadual Adjunto da Logística e do Transportes Luiz Gustavo Souza, o Chefe de Gabinete da Casa Civil Jonatan Brönstrup, o Diretor do Departamento de Patrimônio da Secretaria Estadual do Planejamento Orçamento e Gestão Vinícius Deprá e Wickert, secretário estadual de Obras e Habitação em Exercício na condição de Coordenador do Movimento Destrava ERS-244.

“Após o sinal verde do Governador Eduardo Leite em retomar a obra na condição de permuta de patrimônio do Estado junto a Empresa Pelotense que já manifestou interesse, foi o dia de ajustar as partes técnicas envolvidas do Governo para alinhar os próximos passos. O Processo já está tramitando,” destaca Wickert.

A expectativa é de garantir o despacho do processo ainda esta semana junto a Secretaria Estadual de Logística e Transportes para atualizar o orçamento da obra. Ainda para a primeira quinzena de janeiro a expectativa é devolver à Secretaria Estadual do Planejamento, que deve proceder com a autorização específica da disponibilidade da área para essa obra.

Em fevereiro a projeção é de tramitar o termo de acordo jurídico. Havendo o interesse mútuo das partes formaliza-se o ato. A expectativa é que entre março e abril seja possível estar tudo oficializado e publicado para dar início a Ordem de Início da Retomada das Obras, se tudo ocorrer dentro do previsto e sem contratempos.

Com informações AI Giovane Wickert

Olá Jornal